Governador em exercício participa da abertura do Festuris, em Gramado

Na abertura do evento, Ranolfo destacou a importância do turismo para o Estado e a resiliência do setor diante da pandemia - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior participou, na noite desta quinta-feira (4/11), em Gramado, da abertura oficial do Festuris – 33ª Feira Internacional de Turismo de Gramado. A cerimônia de abertura ocorreu no Palácio dos Festivais, mas a feira recebe o público a partir desta sexta-feira (5/11), no Serra Park. O ministro do Turismo, Gilson Machado, também esteve presente, entre outras autoridades.

Com o conceito "Turismo em Transformação", a edição de 2021 do Festuris reúne 1,7 mil marcas em exposição, distribuídas em 210 estandes, e mais de 15 representações de destinos internacionais.

Em sua fala no evento, Ranolfo destacou a importância do turismo para o Estado e a resiliência do setor diante da pandemia. "Uma feira que existe há 33 anos demonstra a força deste setor e a sua capacidade de se reinventar. Agora na pandemia, mais do que nunca, isso ficou evidente. Com a vacinação avançando, estamos em um momento de recomeço e de retomada. Hoje temos 94,2% da população vacinável do Estado já com a primeira dose, e 78,8% com o esquema vacinal completo. Esse é o caminho, a luz no fim foi túnel", disse.

"Uma feira que existe há 33 anos demonstra a força deste setor e a sua capacidade de se reinventar" - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Ranolfo lembrou ainda de iniciativas do governo do Estado para impulsionar o setor do turismo, como a expansão da aviação regional. "O Rio Grande do Sul é hoje o único Estado a ter 12 rotas de aviação regionais", ressaltou.

O Festuris vai até domingo (7/11), oferecendo ainda mentorias e um espaço para a feira de negócios.

Reunião na prefeitura

Ranolfo, acompanhado do secretário de Turismo, Ronaldo Santini (à dir.), em reunião com o prefeito Nestor Tissot - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Durante a agenda em Gramado, à tarde, o governador em exercício, acompanhado do secretário de Turismo, Ronaldo Santini, se reuniu com o prefeito Nestor Tissot e com a secretária de municipal de Turismo, Rosa Helena Volk, na prefeitura.

No encontro, Ranolfo recebeu demandas e sugestões sobre os protocolos de saúde para eventos, especialmente para os espetáculos do Natal Luz. As questões debatidas serão levadas para o GT Protocolos e tratadas em reunião do Gabinete de Crise.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Marcelo Flach/Secom