Governo do Estado recebe doação de 30 mil peças de roupas

Vice-governador Ranolfo Vieira Júnior foi na Defesa Civil Estadual, no Centro Administrativo, acompanhar recebimento de doações - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O governo do Estado recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (2/7), na Central de Doações da Defesa Civil, em Porto Alegre, 30 mil peças de roupas doadas para a Campanha do Agasalho. Os itens serão destinadas a municípios e entidades beneficentes. A iniciativa vem do grupo Cia. do Caco – grupo formado por empresários e amigos que dedicam dois dias da semana para realizar trabalhos sociais – e da Ação Social Santa Isabel – lar de idosos e faz a gestão do Abrigo Municipal Raio de Sol em Canoas.

"Neste 2 de julho, dia típico do nosso inverno gaúcho, o governo do Estado do Rio Grande do Sul, a nossa Defesa Civil, recebe essa importante doação de 30 mil peças de agasalhos. Quero aqui, em nome do nosso governador Eduardo Leite, agradecer e parabenizar essa iniciativa da Cia do Caco e da Ação Social Santa Isabel. Tenho certeza que essas milhares de peças levarão muito carinho e calor humano para aqueles que mais necessitam, principalmente nesta época do ano. Aproveito para convidar todos os gaúchos para seguirem contribuindo com a nossa Campanha do Agasalho”, disse vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

O coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Júlio César Rocha Lopes, ressaltou a importância das doações que vão ajudar muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O apoio de ações sociais como estas são muito importantes, principalmente neste momento de frio intenso e pandemia”, acrescentou.

Neste ano, além dos agasalhos para enfrentar as baixas temperaturas, a iniciativa estará focada na doação de alimentos não perecíveis e cestas básicas, já que muitas famílias enfrentam dificuldades econômicas como efeito da pandemia de Covid-19. O tema deste ano – “Ajude doando, a sua doação aquece um coração” – busca sensibilizar a população de uma forma direta.

Central de Doações e drive-thru

Os mantimentos são encaminhados para a Central de Doações da Defesa Civil, em Porto Alegre, e também para prefeituras no interior, onde é feita coleta, triagem e distribuição. Assim como no ano passado, um drive-thru foi instalado na Central de Doações, no Centro Administrativo do Estado, na capital, permite que os itens sejam entregues sem a necessidade de sair do carro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Além do ponto fixo, um drive-thru itinerante vai recolher mantimentos em diferentes locais ao longo da campanha.

ONDE DOAR

• Pontos de Coleta nos supermercados Zaffari e Bourbon, Bourbon Shopping e Moinhos Shopping
• Unidades do Sesc e Senac
• Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros