Governo do RS recebe homenagem de Federação de Hospitais

Reconhecimento foi concedido aos Poderes gaúchos pelo repasse de cerca R$ 90 milhões durante a pandemia

Vice Ranolfo recebeu homenagem de Luciney Bohrer, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes - Foto: Grégori Bertó / SSP

Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior recebeu, em nome do governo do Estado, na manhã desta segunda-feira (29/11), homenagem da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul. O governo foi agraciado pelo empenho na arrecadação de R$ 90,5 milhões para a Rede Hospitalar Filantrópica no combate à pandemia da Covid-19 em conjunto com os demais Poderes.

Na solenidade, realizada no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa, na capital, o vice-governador recebeu a placa de homenagem das mãos do presidente da Federação das Santas Casas, Luciney Bohrer, e agradeceu a todos os agentes da saúde, profissionais fundamentais durante a pandemia. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) também recebeu o reconhecimento. A SES foi representada pela secretária adjunta, Ana Costa.

“Não imaginávamos passar por este momento, mas é importante dizer que todas as decisões que tomamos em conjunto nos levam a crer que acertamos e estamos acertando. Hoje, somos destaque na questão da imunização, figurando sempre entre os Estados que mais vacinaram no Brasil”, disse Ranolfo, recordando que antes da pandemia o Rio Grande do Sul tinha 933 leitos de UTI e durante quase dois anos teve esse número triplicado. “E isso aconteceu exatamente pelo trabalho integrado das instituições”, completou.

O repasse

O anúncio do repasse ocorreu no dia 20 de março de 2020 e foi um marco para as 248 casas de saúde sem fins lucrativos do Estado. Os recursos foram frutos da conjugação de esforços entre Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado.

Os demais Poderes e órgãos autônomos reduziram as respectivas dotações orçamentárias em R$ 70 milhões. Somado ao aporte de R$ 20,5 milhões do Fundo Estadual de Saúde (FES), foram repassados R$ 90,5 milhões aos hospitais gaúchos.

Texto: Rafaela Rosa/Ascom GVG
Edição: Marcelo Flach/Secom