Governo publica promoções de servidores da Segurança Pública e da Administração Penitenciária

Ranolfo gravou vídeo parabenizando os servidores ao lado das chefias de vinculadas da SSP - Foto: Juliana Roll Ascom/GVG

O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14/5) publicou as promoções de 1.797 servidores da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil (PC) e de 783 servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

As promoções das forças de segurança foram anunciadas ainda no mês passado pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. Em vídeo gravado no Dia das Polícias Militar e Civil (21/4), Leite falou sobre o esforço do governo para honrar a valorização da polícia gaúcha e que, nos próximos dias, as promoções seriam efetivadas.

Em vídeo divulgado nesta sexta (14/5), ao lado do secretário adjunto da SSP, coronel Marcelo Gomes Frota, o vice-governador parabenizou os servidores promovidos, na companhia do comandante-geral da BM, coronel Vanius Santarosa, do comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, da diretora-geral do IGP, perita criminal Heloísa Helena Kuser, e da chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor.

Com a presença do diretor adjunto do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), Marcelo Soletti, Ranolfo assegurou ainda que, nos próximos dias, representantes de entidades de classe da autarquia serão recebidos pelo governo para dialogar sobre pautas da categoria.

Os pedidos das promoções passaram pela análise do Grupo de Assessoramento Especial (GAE) e, após a conclusão dos estudos orçamentários, foram autorizados no fim da tarde de quinta-feira (13/5). A lista completa dos servidores promovidos pode ser conferida no DOE (clique aqui).

O governo também autorizou nesta sexta-feira a abertura de cursos de carreira para a BM e Bombeiros, avançando mais um passo na valorização dessas tropas. No total, serão 2.452 vagas entre o Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP), sendo um curso superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar, que permite o avanço do posto de soldado para a graduação de 2º sargento, e o Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM), que corresponde à graduação no curso superior em Tecnologia em Gerenciamento de Polícia Militar, que possibilita a passagem da graduação de primeiro sargento para o posto de primeiro tenente. Os editais com detalhamento de vagas, inscrições e seleção de candidatos serão publicados ainda nesta sexta-feira nas redes das corporações.

Texto: Ascom SSP