Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Missão gaúcha viaja à Alemanha para atrair investimentos

Publicação:

Vice-governador coordena missão gaúcha à Alemanha
Vice-governador coordena missão gaúcha à Alemanha - Foto: Marcelo Ermel/GVG
Por Marcelo Ermel/GVG

Com o objetivo de atrair investimentos para o Rio Grande do Sul e conhecer novas tecnologias, uma comitiva do governo do Estado desembarca neste final de semana na Alemanha para participar do 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2018 (EEBA), que ocorrerá de 24 a 26 de junho em Colônia. 

Liderada pelo vice-governador José Paulo Cairoli, a missão é composta ainda pela secretária de Minas e Energia, Suzana Kakuta, e pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana.

O EEBA reúne autoridades governamentais e lideranças empresariais dos dois países para discutir e buscar a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação. Também devem participar do encontro na cidade alemã dirigentes da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), tendo à frente o presidente Gilberto Porcello Petry.

Com edições anuais, o evento acontece alternadamente no Brasil e na Alemanha. A Fiergs, inclusive, foi anfitriã do 35º Encontro, ocorrido em 2017, em solo gaúcho. Neste ano, o evento busca reunir cerca de 600 empresários alemães e brasileiros interessados em estreitar relações, fazer intercâmbio de tecnologias, concretizar parcerias e fechar negócios. Palestras, seminários, visitas técnicas e encontros de negócios integram a programação.

Em paralelo ao evento, a comitiva gaúcha fará uma visita técnica ao Duisport, o maior porto fluvial do mundo. No dia 27, após o encerramento do EEBA, o grupo viaja até Mainz, capital do estado de Rheinland-Pfalz, para conhecer um importante projeto de energias renováveis, incluindo a Juwi, uma das líderes mundiais da área e que tem interesse em investimentos Rio Grande do Sul.

Em Essen, no dia 28, a comitiva buscará concretizar negócios com Nordrhein-Westfalen nas áreas de energias renováveis, carboquímica, inovação e metalmecânica.

O Encontro Econômico Brasil-Alemanha é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). Em 2019, o anfitrião deve ser o Rio Grande do Norte.

Gabinete do Vice-Governador