Ranolfo é eleito vice-presidente para Região Sul do Consesp

Colegiado reúne secretários estaduais da Segurança Pública de todo o país

cinco pessoas na foto, posado, na segunda posição a esquerda está o vice governador do Rio Grande do SUl, Ranolfo Vieira Junior
Ranolfo integra a diretoria do Consesp - Foto: Júlia Soares/GVG
Por Ismael Moreira/SSP

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, foi eleito vice-presidente para Região Sul do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A eleição ocorreu na tarde desta terça-feira (2), durante a 73ª reunião ordinária do colegiado, realizada dentro da 12ª LAAD Defense & Security 2019, no Rio de Janeiro. Com o novo posto, Ranolfo irá representar os interesses dos três Estado do Sul do país no colegiado.

"Sem dúvida, participar da diretoria, além de uma honra, é de extrema importância para ampliar tanto a representatividade do Estado quanto de toda a Região Sul nesse órgão de grande relevância no cenário nacional", afirmou Ranolfo.

O titular da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Teles Barbosa, foi reeleito como presidente do Colégio. Titular da pasta homônima no Estado de Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio será o vice-presidente nacional. Além deles e de Ranolfo, outros quatro vice-presidentes regionais irão exercer os cargos durante todo o ano de 2019. O novo formato de composição da diretoria também foi aprovado durante processo eleitoral desta terça-feira (2).

Barbosa destacou a importância de estabelecer o status de vice-presidências para aumentar a participação dos representantes regionais no Colégio. A alteração no estatuto foi acatada por unanimidade. “Isso traz uma composição mais homogênea, uma atenção especial às regiões e suas peculiaridades. Além disso, traz representatividade e uma nova gestão, muito mais maduro, com pessoas que somam experiências e bagagens distintas, o que só tende a fortalecer mais o grupo”, afirmou o presidente reeleito do Consesp.

Criado em 2003, durante o encontro nacional de secretários da Segurança Pública em Porto Alegre, o é um órgão cuja finalidade é o assessoramento especial aos titulares das pastas nas unidades da federação para acompanhamento e avaliação das políticas e ações da área em todas as esferas governamentais.

Diretoria do Consesp 2019

Presidente - Maurício Teles Barbosa (BA)

Vice-Presidente - Cristiano Barbosa Sampaio (TO)

Vice-Presidente Região Sul - Ranolfo Vieira Júnior (RS)

Vice-Presidente Região Sudeste - General João Camilo de Campos (SP)

Vice-Presidente Região Centro-Oeste - Anderson Gustavo Torres (DF)

Vice-Presidente Norte - Louismar Bonates (AM)

Vice-Presidente Nordeste - Fábio Abreu (PI)

RS SEGURO é apresentado na LAAD

Mais cedo, o vice-governador gaúcho também participou do VIII painel sobre Segurança Pública, parte da programação da 12ª edição da LAAD. Com o tema “Integração de forças de segurança no combate à violência”, o painel reuniu, além de Ranolfo, os secretários da Bahia, Barbosa; de Roraima, José Hélio Cysneiros Pachá; de São Paulo, General João Camilo Campos; do Ceará, André Santos Costa; e do Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos.

No painel, o vice-governador apresentou os conceitos estruturantes do programa RS Seguro, os resultados de suas primeiras ações, como as operações integradas realizadas no âmbito do GGIMPOA e a redução dos indicadores de criminalidade bem como as projeções das próximas ações do programa.

Milhares de ouvintes lotaram o centro de convenções Riocentro, na Barra da Tijuca, nesse primeiro dia da 12ª LAAD. O evento é a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, e conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Conforme a organização, nos quatro dias da LAAD, que segue até sexta-feira, mais de 38 mil visitantes devem conferir a programação que reúne 135 delegações oficiais, representantes de 66 países e mais de 400 autoridades da segurança pública.