Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Reforço para a segurança da região Sul, 5º Batalhão de Polícia de Choque é inaugurado em Pelotas

Publicação:

Governador e vice inauguraram batalhão que conta com 120 policiais militares e está equipado com 15 viaturas
Governador e vice inauguraram batalhão que conta com 120 policiais militares e está equipado com 15 viaturas - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite inaugurou oficialmente na tarde desta quinta-feira (17/10) o 5º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, em Pelotas. Este é o primeiro dos dois novos batalhões criados a partir de um decreto assinado por Leite em julho. O próximo será instalado em Caxias do Sul, na Serra. As novas unidades integram a estratégia do programa RS Seguro para o reforço do policiamento no Estado.

Tropa terá 120 policiais militares divididos em quatro pelotões para atender a região Sul
Tropa terá 120 policiais militares divididos em quatro pelotões para atender a região Sul - Foto: Zete Padilha / SSP
Com sede no centro da cidade, o 5º BPChoque já está em atividade desde o final de setembro e conta com 120 policiais militares divididos em quatro pelotões para atender a região Sul.

A tropa foi montada com policiais experientes e também novos PMs do grupo de quase 2 mil formados no primeiro semestre. Todos irão receber um treinamento intensivo para atividades especializadas. O Curso Básico de Operações de Choque começa na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, e vai até 5 de novembro, com 180 horas-aula. A nova unidade está equipada com 15 viaturas.

Vice Ranolfo reforçou que a nova unidade integra a estratégia do programa RS Seguro
Vice Ranolfo reforçou que a nova unidade integra a estratégia do programa RS Seguro - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior lembrou os indicadores já reduzidos desde o lançamento mo RS Seguro. "Com as ações estratégicas e localizadas já foram reduzidos os homicídios, sendo preservadas 458 vidas humanas em comparação ao mesmo período no ano passado, e mais de 3 mil veículos deixaram de ser roubados. Essa nova unidade da BM faz parte desta estratégia e funciona como um aporte especializado para todos os municípios da região", disse.

O comandante-geral da BM, coronel Mario Ikeda, destacou a importância do 5º BPChoque como reforço para a segurança do Sul do Estado. "O foco do batalhão especial é a manutenção da ordem pública. Como não precisa atender diretamente as emergências do 190, pode trabalhar fortemente na prevenção e na repressão qualificada para a redução dos indicadores de criminalidade, principalmente de roubos e homicídios", explicou.

Gabinete do Vice-Governador