RS Seguro é foco de encontro entre vice-governador e presidente da Comissão de Segurança da ALRS

Deputado Jeferson Fernandes preside a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

À esquerda, vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, sentado a uma mesa de reuniões com papeis, copos de água e xicaras de café. À direita, o deputado estadual Jeferson Fernandes.
Ranolfo apresentou planejamento do RS Seguro ao deputado Jeferson Fernandes - Foto: Julia Soares / GVG

Em reunião no Centro Administrativo Fernando Ferrari na tarde desta quarta-feira (08), o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS, Jeferson Fernandes.

Durante o encontro, Ranolfo fez uma breve explanação sobre os pontos centrais do RS Seguro, destacando o caráter de integração do programa. “Precisamos pensar em uma estratégia de Segurança Pública de Estado, que apresente resultados não somente a curto prazo, mas que permeie a sociedade, a cultura do gaúcho, de como ele enxerga a segurança, e que renda bons frutos para as futuras gerações”, afirmou.

O vice-governador destacou ainda ações do RS Seguro que já estão em andamento – e apresentando resultados –, como o Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA), e o desmembramento do sistema penitenciário, que saiu da Secretaria da Segurança Pública e passou a ser da alçada de uma pasta exclusiva, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen).

Mesa de reuniões do gabinete do vice-governador. Sentado à cabeceira, Ranolfo Vieira Júnior e ao seu lado o deputado estadual Jeferson Fernandes. Ao redor da mesa, a chefe de gabinete do vice e assessores. Ao fundo, à direita, bandeiras do Brasil e do RS.
Reunião ocorreu no gabinete do vice-governador, no CAFF, na Capital - Foto: Julia Soares / GVG

Também parte do RS Seguro, a adesão do Rio Grande do Sul ao Programa Justiça Presente, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada ao fortalecimento de uma política de Estado para combater a crise do sistema prisional, foi destacada pelo secretário-executivo do RS Seguro, Antonio Padilha. “Nosso principal objetivo com o programa (RS Seguro) é localizar ações positivas que já estão em andamento nos órgãos estaduais e municipais, de todos os poderes, agregando e unindo esforços para colher resultados positivos”, afirmou.

A integração entre os poderes e as forças de segurança, para pensar e executar estratégias que deem conta dos eixos propostos pelo RS Seguro, é refletida também na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa.

Segundo Jeferson Fernandes, a prevenção primária é um dos focos da comissão, e perpassa outros ambientes da Casa: “Vamos focar muito em prevenção primária, realizando parcerias com outras comissões, como a de Educação, sempre buscando somar esforços e encontrar soluções que impeçam o nosso jovem de entrar no mundo do crime”.

Sistema Penitenciário

A visita do vice-governador e do secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, ao sistema penitenciário de Santa Catarina na semana passada (02/05) também foi destacada por Ranolfo, que relatou a boa impressão que teve do modelo construtivo e administrativo das casas prisionais do estado vizinho. “A separação do sistema penitenciário da segurança pública em Santa Catarina foi um divisor de águas na história da segurança catarinense, e tem rendido bons resultados. Esperamos conseguir reproduzir estes bons resultados também por aqui”, disse.

Ainda no encontro, o vice-governador garantiu que as modelagens de parcerias público-privadas no sistema penitenciário, uma das preocupações do deputado, preveem somente a construção e manutenção de casas prisionais, não a sua operação. “Não iremos terceirizar a questão da administração e segurança das casas prisionais”, assegurou Ranolfo.

Texto: Júlia Soares/GVG
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP