SSP lança serviço para envio de denúncias via internet

Denúncia Digital 181 amplia canal de colaboração de cidadãos com pistas para auxiliar atuação das polícias

Com anonimato garantido, serviço pode receber via internet dados e informações sobre fatos criminosos - Foto: Secom
Por Por Carlos Ismael Moreira / SSP

O cidadão consciente da importância de informações confiáveis para o trabalho das forças de segurança e do seu papel para uma sociedade mais segura tem agora mais um canal para colaborar com as polícias.  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) colocou no ar nesta quinta-feira (8) o Denúncia Digital 181: uma página no site da pasta por meio da qual qualquer pessoa pode repassar informações sobre crimes de forma totalmente anônima.

Assim como já ocorre pelo número de telefone do Disque-Denúncia 181, o fornecimento de pistas pode ser feito de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana. A diferença está em agregar a agilidade e a praticidade da internet para facilitar o uso do canal. A medida integra as ações do eixo de atendimento ao cidadão dentro do RS Seguro e reflete as premissas de inteligência e investimento qualificado que orientam o planejamento do programa.

Para utilizar o Denúncia Digital 181, basta acessar a página no site da SSP em qualquer computador, tablet ou smartphone e completar o formulário. O preenchimento de dados pessoais é opcional e nenhum dado da sua navegação será gravado. Os únicos campos obrigatórios são um relato sobre o que ocorreu, a seleção do tipo de crime que envolve (tráfico de drogas, por exemplo), a cidade do fato e uma descrição do denunciado.

A página também permite ao cidadão anexar até 10 arquivos de até 5 MB cada. Com isso, o denunciante pode enviar fotos, vídeos, planilhas, documentos e qualquer outro material que possa ajudar na apuração do crime relatado. O material é recebido pela equipe do Disque Denúncia, vinculada ao Departamento de Inteligência de Segurança Pública (Disp) da SSP, que faz uma análise prévia e encaminha para o órgão competente (Brigada Militar, Polícia Civil, corregedorias etc).

Podem ser repassadas tanto pelo Disque-Denúncia 181 quanto pelo Denúncia Digital 181 pistas sobre atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissões de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos e outros delitos. As informações fornecem material valioso para auxiliar as atividades policiais de prevenção e investigação. Mas atenção: o serviço não atende quem tenha sido vítima de um crime. Nesse caso, o caminho correto é registrar uma ocorrência, o que também pode ser feito via internet, pela Delegacia Online, ou presencialmente em qualquer Delegacia de Polícia.

A importância desse canal para a atuação das forças de Segurança Pública aparece nos números dos primeiros seis meses desse ano. Entre janeiro e junho, o Disque Denúncia 181 recebeu 17.022 ligações – uma média de 94 telefonemas por dia. Esses contatos originaram 2.885 denúncias, o que representa média de 480 por mês ou de 16 a cada dia do primeiro semestre de 2019.

Em termos de tipo de delito, o que mais motivou denúncias nos primeiros seis meses desse ano foi o tráfico de drogas. Na sequência, aparecem os crimes contra o idoso e contra crianças, seguidos os jogos de azar e da atuação de facções (confira abaixo o ranking dos 10 mais). No recorte de localidade, estão na Região Metropolitana os três municípios de onde partem o maior número de denúncias – Porto Alegre, Viamão e Canoas. Completam o ranking das cinco principais origens de ligações dois importantes polos regionais do Rio Grande do Sul: Santa Maria, no centro do Estado, e Caxias do Sul, na Serra.

10 CIDADES COM MAIOR NÚMERO DE DENÚNCIAS

1. Porto Alegre