Vice-governador Ranolfo participa da abertura da Assembleia de Verão da Famurs

Ranolfo destacou a importância da Famurs e a parceria que a instituição mantém com o governo do RS - Foto: Rodrigo Ziebell/ GVG

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior participou, na manhã desta quinta-feira (24/3), da abertura da Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Torres. O evento contou com 171 prefeitos e representantes de mais de 300 cidades.

Ranolfo destacou a importância da Famurs e a parceria que a instituição mantém com o governo do RS. “Desde o começo da nossa gestão, tratamos as questões relacionadas ao municipalismo com enorme atenção, especialmente na Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (atualmente Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano), criada no nosso governo. Quitamos as dívidas com os municípios na área da saúde e mantivemos os pagamentos em dia. Com o programa Avançar, já temos R$ 5,6 bilhões de investimentos em todas as áreas, com ações que contemplam diretamente os municípios. Tínhamos 62 cidades sem acesso asfáltico no Estado e devemos concluir, até o final do nosso mandato, em torno de 40 acessos asfálticos. O Pavimenta, com R$ 370 milhões em convênios, em mais de 423 municípios gaúchos.”

Outro ponto destacado foi a pandemia da Covid-19 e o constante diálogo que o Executivo estadual manteve com a federação e os municípios. “Criamos o sistema de Distanciamento Controlado, que foi modelo para outros Estados. Dialogamos com a Famurs e com os municípios, evoluímos e colocamos a cogestão e depois passamos para um novo modelo, o Sistema 3As de Monitoramento, sempre dialogando. Até aqui, avançamos e vamos seguir avançando”, acrescentou.

O evento segue até esta sexta-feira (25/3) com diversos painelistas discutindo sobre empreendedorismo, economia, gestão e o futuro do Rio Grande do Sul.

Texto: Rafaela Rosa/Ascom GVG
Edição: Marcelo Flach/Secom