Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formação de novos professores

O Governo do Estado está construindo um novo programa que tem como objetivo formar professores em áreas estratégicas para o fortalecimento da Educação Básica do Estado. O Programa leva em consideração o contexto nacional de desinteresse na carreira docente e falta de professores para a Educação Básica. A ação consiste na concessão de bolsas para cursos de Licenciatura em Universidades Comunitárias do estado, além de um auxílio permanência para estes estudantes.

Objetivo: Diante de déficit de professores, o RS precisa construir uma estratégia para que a falta de professores não se torne um problema crônico. Nesse sentido, atrelar a destinação de recursos para as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs), conforme previsto na Constituição Estadual (art. 201) e na Lei Complementar nº. 10.713, de 1996, (art. 1º), à uma política de formação de professores para a Educação Básica é extremamente pertinente para a rede estadual de ensino. O programa está sendo elaborado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC).

Situação atual: Procuradoria-Geral do Estado (PGE) está elaborando minuta de Projeto de Lei (suplementação orçamentária e criação formal do programa).

Gabinete do Vice-Governador