Em viagem à Espanha, vice-governador busca atrair investimentos europeus

Aviso de Pauta
POR JÚLIA SOARES/GVG E LURDINHA MATOS/SSP

Mirando atrair a atenção de investidores espanhóis com os planos e resultados obtidos pela Segurança Pública gaúcha ao longo do último ano, o vice-governador e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, desembarca na Espanha na próxima semana. Ranolfo chega ao país europeu na terça-feira (26) e participa de uma série de agendas com investidores, empresários, e operadores de segurança locais.

A convite da Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE), Ranolfo irá apresentar a palestra “RS Seguro: Programa estruturante e transversal de Governo para a Segurança Pública” a empresários espanhóis e brasileiros com negócios na Espanha. O vice-governador aposta no bom desenvolvimento da Segurança Pública, que apresenta retração nos indicadores de violência ao longo dos últimos dois anos, e que, desde o início de 2019, registrou queda de 25,4% nos indicadores de homicídios, e de 32% no roubo de veículos.

A CCBE também preparou uma série de visitas com o intuito de apresentar inovações relacionadas ao tema da segurança pública, com enfoque nas novas tecnologias aplicadas à vigilância e prevenção em locais públicos com possíveis situações críticas. O apoio tecnológico em prol da ampliação do alcance da Segurança Pública, bem como no aprimoramento do atendimento ao cidadão, é um dos eixos do Programa RS Seguro.

Na quarta-feira (27) o vice-governador vai até a Câmara de Comércio Hispano Brasileira, onde apresenta a realidade atual do Estado nas questões de Segurança e aborda, através do RS Seguro, o planejamento para a segurança pública dos gaúchos. Na sequência, Ranolfo visita a sede do Grupo Amper, que cria soluções industriais e tecnológicas, além de apostar em mercados com potencial de crescimento. No fim do dia, Ranolfo visita o centro de controle do Metrô de Madri, para conhecer o exemplo de integração do sistema de segurança e comunicação local.

No dia seguinte, Vieira Júnior participa de uma série de visitas técnicas em Madri. Pela manhã Ranolfo conhecerá o centro penitenciário de segurança máxima de Soto Del Real, na Capital espanhola, e acompanhará a demonstração de sistemas de interceptação de sinal e do funcionamento integrado de infraestruturas críticas. No início da tarde o vice-governador conhecerá a estrutura do Centro de Controle de Vigilância Marítima, e ainda se reunirá com os responsáveis do Centro Integrado de Serviços e Emergências de Madri, que integra polícias e bombeiros.

Entre as agendas restantes, Ranolfo fará um intercâmbio de experiências na Unidade de Guerra Eletrônica e acompanhará uma demonstração de sistemas anti-drones em aeroportos. Com a troca de informações o vice-governador busca, além de incentivar investimentos no Estado, trazer ao RS ideias relevantes para Segurança Pública.

Além do vice-governador, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, que também compõe a comitiva, irá apresentar a palestra “Novas Façanhas na Agricultura Gaúcha”, onde abordará o potencial do agronegócio gaúcho. Também integram a comitiva: Presidente Companhia Estadual de Silos e Armazéns SA (CESA), João Ervino Fischer; o delegado da Policia Federal (Aeroporto Salgado Filho), Ademar Stocker; e a Chefe de Gabinete do Vice-Governador, Delegada Flavia Colossi Frey.

O quê:
 Viagem para troca de experiências e busca de investimentos europeus na Espanha
Quando: de 25 a 30 de novembro;
Onde: Madrid, Espanha;
Quem: Vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior; secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; delegado da Polícia Federal, Ademar Stocker; Presidente Companhia Estadual de Silos e Armazéns SA (CESA), João Ervino Fischer.