Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Estratégias de prevenção e redução de indicadores de criminalidade são temas de reunião entre vice-governador e BID

Encontro foi intermediado pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini

Publicação:

DSC 6083red
DSC 6083red - Foto: Júlia Soares/GVG

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rodrigo Serrano, para uma conversa sobre as ações da entidade voltadas à Segurança Pública do Estado. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (1º) e foi intermediado pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.

Ranolfo apresentou as linhas teóricas dos projetos estratégicos que estão em fase de desenvolvimento no Estado, com foco no controle e na redução da criminalidade violenta e em política de prevenção. “São projetos estruturantes que envolverão as mais diversas áreas de governo, como educação, saúde, justiça, trabalho, entre outras. Através da ação integrada, será possível obter mais efetividade”, afirmou.

Paladini destacou o início de uma interação entre BID e BNDES, objetivando oferecer a Estados e municípios uma linha de financiamento específica para investimentos na Segurança Pública. O vice-governador salientou, também, a necessidade de investimentos em estratégias de para a área da segurança pública com ações de médio e longo prazo.

A importância do Programa Oportunidades e Direitos (POD/BID) - que visa reduzir a violência e combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 24 anos - foi reforçada por Serrano. Elereiterou o compromisso do BID em apoiar projetos dessa característica. “Essa visão de prevenção para Segurança Pública soa como música para meus ouvidos”, declarou Serrano.

Também presente ao encontro, o analista do Programa das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Eduardo Pazinato, ressaltou o apoio institucional do UNODC no desenvolvimento do Observatório de Segurança Pública da SSP e colocou a agência à disposição da atual administração estadual para a concepção e implantação de novas iniciativas na área.


Texto: Júlia Soares/GVG
Edição: Claiton Silva/SSP

Gabinete do Vice-Governador