Governador em exercício apresenta Programa RS Seguro em evento na Serra

Ranolfo Vieira Júnior palestrou na 9ª edição do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública, em Gramado

Ranolfo Vieira Júnior diante de púlpito com microfone. Ao fundo, em um telão, a marca do governo do Estado, na qual se lê RS.GOV Novas Façanhas.
Ranolfo detalhou medidas do programa transversal e estruturante para Segurança Pública - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP
Por Lurdenir Matos / SSP

Mudar a realidade da violência no Estado e garantir qualidade de vida para a população gaúcha através de um projeto transversal e inovador. O Programa RS Seguro foi apresentado pelo governador em exercício e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, no primeiro dia do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública – 9ª edição, nesta terça-feira (14), em Gramado, na Serra Gaúcha.

Ranolfo diante de púlpito com microfone. Ao fundo, telão com a apresentação sobre as premissas do RS Seguro: integração, inteligência e investimento qualificado.
Integração, Inteligência e Investimento qualificado: as três premissas do RS Seguro - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

Ranolfo destacou o tripé que orienta o programa: Integração, Inteligência e Investimento qualificado. Esses três "I's" são as premissas para buscar os resultados almejados, sendo o investimento qualificado o ponto convergente entre o planejamento estadual e o fórum nacional. "O investimento em tecnologia é fundamental e esta é uma das premissas do RS Seguro. Além disso, precisamos de qualificação continuada dos nossos servidores e todas as nossas instituições se mostram engajadas nesse sentido", esclareceu.

O governador em exercício enfatizou ainda a queda nos indicadores de criminalidade, em especial a queda nos crimes contra a vida, em números apresentados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) ontem: "Estamos caminhando no rumo certo no tocante a segurança pública. Esses números nunca nos satisfazem, pois queremos sempre diminuir os índices, mas mostram que estamos no caminho para mudar a realidade atual".

Entre os eixos do RS Seguro, o da prevenção destaca ainda o acesso à educação para evitar que os jovens ingressem na criminalidade. A revitalização e ampliação do sistema prisional formam outro eixo do programa, como forma de possibilitar a ressocialização dos apenados e garantir condições para o cumprimento das penas restritivas de liberdade.

Debate entre diversos Estados

Após a apresentação do RS Seguro, Ranolfo mediou uma mesa redonda com os secretários da Segurança Pública de São Paulo, João Camilo de Campos, do Ceará, André Santos Costa, do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio e de Rondônia, José Hélio Pachá.

Todos os secretários apontaram o videomonitoramento como um desafio e também uma meta a ser alcançada pelos Estados. Também foi abordada a importância do reconhecimento facial e a implantação de Centros de Comando e Controle Integrado mais modernos e céleres, para possibilitar o aprimoramento no combate ao crime.

O secretário da Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Pachá, destacou que, além das tecnologias, é essencial garantir a valorização dos servidores. "Notei a importância dessa valorização ao ser elogiado por prestigiar uma troca de comando. Pode parecer um gesto simples, mas para o agente que está na ponta, esta é uma ação importante para garantir a autoestima do servidor", enfatizou Pachá.

No encerramento, o governador do RS em exercício destacou a importância de abordar as particularidades de cada Estado. "A troca de experiências engrandece o debate e aprimora as ideias em busca de uma segurança pública cada vez mais eficaz", finalizou.

Auditório de hotel em Gramado lotado para palestra do governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior em fórum sobre tecnologia e inovação para Segurança Pública.
Evento reuniu servidores e autoridades de forças de segurança do RS e de outros Estados - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP