Governadores do Codesul assinam termo de cooperação para monitorar desmatamento

Ranolfo representou o governador Eduardo Leite na primeira reunião do ano, em Chapecó, Santa Catarina

"A integração proporcionada pelo Codesul é um importante auxílio no desenvolvimento socioeconômico conjunto", disse Ranolfo - Foto: Juliana Roll/ GVG

Vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior participou, na manhã desta segunda-feira (21/3), da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em Chapecó, Santa Catarina. O encontro também reuniu os governadores Carlos Moisés da Silva (Santa Catarina), Carlos Massa Ratinho Júnior (Paraná) e o secretário do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, representando o governador Reinaldo Azambuja. Essa foi a primeira vez que o evento ocorreu fora da capital dos Estados. Ranolfo representou o governador Eduardo Leite.

No primeiro encontro de 2022, os governadores firmaram termo de cooperação técnica e protocolo de intenções para expansão do Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (Simad), utilizado pelo governo de Santa Catarina. Com vigência de dois anos, o acordo prevê que o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA/SC) compartilhe metodologia, fluxos de trabalho e customização para que os demais Estados possam desenvolver seus próprios sistemas de monitoramento e alerta de desmatamento nos respectivos territórios.

Em contrapartida, os governos estaduais compartilharão estudos, ações, programas e resultados relacionados ao tema. No Rio Grande do Sul, o trabalho será conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

"A integração proporcionada pelo Codesul é um importante auxílio no desenvolvimento socioeconômico conjunto dos quatro Estados, e os temas tratados no encontro de hoje confirmam isso. Especialmente a pauta do meio ambiente, com a assinatura deste importante termo de cooperação para que os Estados possam desenvolver ferramentas semelhantes ao Simad, para monitoramento e alerta de desmatamentos”, destacou Ranolfo.

Os governadores também firmaram um protocolo de intenções na área da infraestrutura, para fortalecimento da integração regional entre as divisas dos Estados do Codesul, facilitando o escoamento interestadual de bens e a movimentação segura das pessoas, abrangendo rodovias e ferrovias. Foi apresentado o projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que tem como premissa ligar o porto de Paranaguá (PR) até Maracaju (MS).

Por meio de iniciativa da Secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política do Rio Grande do Sul (Sagap), foi criado grupo de trabalho entre os quatro Estados para acompanhamento do processo de reativação das loterias estaduais. O objetivo é firmar um acordo de cooperação técnica entre os Estados que pretendem fortalecer suas finanças e destinar os valores arrecadados com as loterias a ações sociais.

Nas pautas referentes ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi apresentado e aprovado o Relatório Financeiro e de Atividades de 2021, bem como o Plano Operacional e a Proposta Orçamentária do banco para 2022 e o Planejamento Estratégico 2022-2026.

No final do evento, o vice-governador Ranolfo convidou os integrantes do conselho para o South Summit, de 4 a 6 de maio, em Porto Alegre. “Um dos maiores eventos mundiais de inovação e tecnologia, que pela primeira vez ocorrerá fora da Europa. Por isso, deixo aqui o convite para que as equipes dos demais estados prestigiem o evento e aprofundem a discussão nesse tema tão importante”, finalizou.

A última reunião do Codesul havia sido em novembro do ano passado em Curitiba, no Paraná. O próximo encontro esta previsto ainda para este semestre.

Texto: Juliana Roll/Ascom GVG
Edição: Marcelo Flach/Secom