Governo do Estado entrega 28 casas temporárias em Arroio do Meio, no Vale do Taquari

Entrega de 28 casas temporárias em Arroio do Meio.
Gabriel Souza participou do ato com as famílias que perderam suas moradias devido às enchentes de 2023 - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Texto: Nathalie Sulzbach/Ascom Sehab | Edição: Camila Cargnelutti/Secom

O governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (19/4), 28 casas temporárias em Arroio do Meio, no Vale do Taquari. A ação é fruto do trabalho integrado entre secretarias estaduais e do apoio da iniciativa privada, por meio de parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). A entidade doou as unidades habitacionais provisórias em parceria com as empresas do ramo da construção civil a ela associadas. A prefeitura de Arroio do Meio cedeu o terreno.

O governador em exercício Gabriel Souza participou do ato de entrega. “A benfeitoria foi doada ao município de Arroio do Meio e, posteriormente, o município poderá utilizar da forma que entender mais apropriada. Poderá fazer uma creche, uma casa de passagem, enfim, qualquer tipo de ação do poder público que venha a utilizar esta benfeitoria doada pela ação solidária liderada pelo Sinduscon”, disse Gabriel.

Ele também destacou os investimentos feitos pelo Estado na área, reforçando a necessidade de o governo estar preparado para o enfrentamento de possíveis eventos adversos do clima. “Recentemente, o governador Eduardo Leite autorizou a compra de um novo sistema de monitoramento meteorológico, que a Defesa Civil já está manejando. Também criamos um comitê de mitigação às mudanças climáticas, envolvendo uma série de secretarias e que tem hoje um órgão permanente para cuidar do tema e estabelecer ações preventivas e, quando necessário, mitigatórias dos danos causados por esses eventos”, completou.

Entrega de 28 casas temporárias.
Gabriel reforçou a necessidade de o governo estar preparado para enfrentar eventos climáticos adversos - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Uma das beneficiárias, Claudia Simoni, de 39 anos, falou sobre a importância da iniciativa. “Agora a gente vai conseguir dormir tranquila. Onde eu morava, qualquer chuvinha que dava a gente já ficava desesperada. É um sonho, um novo projeto para a gente que perdeu tudo”, relatou. Assim como Claudia, mais 21 famílias que perderam suas moradias permanecerão nos locais enquanto aguardam as casas definitivas, que serão construídas com recursos do governo federal.

O titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes, comemorou o resultado. “Hoje nós estamos vivendo a consolidação de uma superação. Que seja um novo horizonte, como o nome do bairro, pra essas famílias. Só elas sabem o que passaram e o quanto precisaram de força para superar aqueles momentos”, disse o secretário. “Que este novo horizonte seja construído a várias mãos, assim como foram feitas essas casas temporárias. É um grande passo para essas famílias rumo a outro maior, que serão as casas definitivas”. Gomes lembrou, ainda, das 42 casas que serão construídas na cidade com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), por intermédio da Sehab.

As moradias temporárias de Arroio do Meio localizam-se em um terreno de 8,8 mil m² no Bairro Novo Horizonte, previstas para serem ocupadas por até três pessoas. Famílias com mais de três membros devem ocupar mais módulos. Também foi incluído o plantio de gramas e a instalação de brinquedos para as crianças. O anteprojeto de implantação de acessos e áreas de convivência foi feito pela Sehab.

Entrega de 28 casas temporárias Arroio do Meio
As casa temporárias estão localizadas em um terreno de 8,8 mil m² no Bairro Novo Horizonte - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Além das tratativas com o Sinduscon, a Sehab, em conjunto com as prefeituras, realizou um levantamento das áreas com infraestrutura e topografia adequadas e disponíveis para a construção das moradias temporárias. Parte dos estudos foi feita in loco, com servidores deslocados para a região, e parte foi realizada na própria secretaria, por meio de aproveitamento das áreas selecionadas por imagens de satélite e programas CAD (projeto auxiliado por computador). A definição dos terrenos demandou tempo, devido ao índice de destruição dos locais e à dificuldade de localizar espaços públicos municipais ou estaduais fora de potenciais áreas de risco.

Em princípio, as 40 unidades anunciadas no ano passado seriam divididas igualmente entre os municípios de Muçum e Roca Sales, que tiveram quase a totalidade das suas áreas afetadas pelas fortes chuvas. No entanto, após levantamento realizado pela Sehab junto às equipes das prefeituras, verificou-se uma demanda menor do que o volume proposto. Assim, as doações foram redistribuídas entre Arroio do Meio e Roca Sales, uma vez que outros municípios da região não formalizaram interesse. As residências de Roca Sales devem ser entregues no início de maio.

Casas temporárias em Arroio do Meio
Projeto também incluiu o plantio de gramas e a instalação de brinquedos para as crianças - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O modelo de casas temporárias foi inspirado nas vilas de passagem erguidas em São Sebastião, no litoral de São Paulo, quando da tragédia climática ocorrida em fevereiro de 2023. Depois que as famílias forem encaminhadas às casas definitivas, os espaços poderão ter outra destinação a ser escolhida pelas prefeituras.