Integração é foco da primeira reunião do GGIMPOA entre forças de segurança e municípios

Mais de 80 autoridades das 34 cidades da Região Metropolitana que integram o Gabinete estiveram no encontro nesta quinta-feira

1ª reunião GGIM
1ª reunião GGIM - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Por Ascom/SSP

Primeira ação do programa RS SEGURO, o Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) realizou sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira (7), na sede da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). A integração foi o foco do encontro que reuniu mais de 80 autoridades dos 34 municípios e órgãos de segurança das esferas federal, estadual e municipal para traçar as operações de prevenção e repressão ao crime.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior, que coordena o GGIMPOA, ressaltou a importância de coordenar ações entre as forças para ampliar a efetividade na redução global dos indicadores criminais e possibilitar atuação com foco territorial no locais com os índices mais representativos.

“Embora o crime não tenha fronteiras, pois o mesmo roubo que acontece em Canoas também acontece em Alvorada, cada município tem as suas especificidades. Porto Alegre, por exemplo, concentra quase metade dos roubos de veículos de todo Estado. Então, merece ação focada nesse indicador. E a integração dos órgãos nos 34 municípios vai permitir, com esse planejamento, ampliar não só a sensação de segurança da população mas efetivamente reduzir os indicadores criminais no Estado”, comentou o vice-governador.

O GGIMPOA integra o eixo de combate ao crime do RS SEGURO, que está organizado ainda em outros três eixos: políticas sociais preventivas e transversais; qualificação do atendimento ao cidadão; e sistema prisional. O principal objetivo do Gabinete promover a integrac?a?o entre o?rga?os estaduais de Seguranc?a Pu?blica, o?rga?os federais e municipais, especialmente guardas municipais e agentes de tra?nsito, desenvolvendo ac?o?es conjuntas e/ou simulta?neas na região.

Secretária executiva do GGIMPOA, Eliége Teixeira, da Guarda Municipal de Canoas, ficará responsável por manter em funcionamento permanente o canal de comunicação e articulação com as chefias de todos os órgãos em cada um dos municípios participantes, para definir alinhar a estratégia para atendimento das demandas pontuais de prevenção e combate à criminalidade.

“Agora temos uma política de Estado para a segurança. É um grande avanço. E tenho certeza que essa integração fará a diferença para a proteção da população dos nossos municípios”, afirmou o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.

Próxima reunião ocorre em abril

Estiveram presentes no encontro desta quinta-feira (7), além de prefeitos e secretários municipais, representantes de Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira (FAB), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Receita Federal, Ministério Público do Estado (MP), Judiciário e guardas municipais.

Está marcada para 4 de abril uma nova reunião geral das autoridades integrantes do GGIMPOA para avaliar as ações que serão desenvolvidas no mês de março e planejar as próximas operações do gabinete.