Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Ranolfo abre, no Palácio Piratini, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Publicação:

Ranolfo prometeu incluir a pauta da acessibilidade e inclusão no currículo das academias dos agentes da segurança pública do RS
Ranolfo prometeu incluir a pauta da acessibilidade e inclusão no currículo das academias dos agentes da segurança pública do RS - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Por Vanessa Kannenberg Edição: Patrícia Specht/Secom

O Salão Negrinho do Pastoreio, onde ocorre essa solenidade, possui duas entradas, uma à esquerda e outra, à direita. As paredes são claras, nas cores verde e salmão, com detalhes pintados em dourado. Em sua extensão, ele apresenta cinco grandes portas de vidro com cortinas em veludo dourado e voal branco, que têm visão para a parte da frente externa do palácio, onde podemos ver a Praça Marechal Deodoro.(...) Ao lado esquerdo da plateia, está o púlpito de onde falo, em madeira escura com o brasão do estado fixado a frente, em bronze.

Foi assim que o mestre de cerimônias Christian Muller Jung iniciou a solenidade de abertura da 25ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, na manhã desta quarta-feira (21/8) no Palácio Piratini, na capital. O anfitrião utilizou a audiodescrição e uma tradutora usou a língua de sinais, de forma a incluir todos os participantes da cerimônia.   

Estabelecida na legislação do Estado desde 1995 (lei nº 14.414/1995 e lei nº 13.320/2009), o evento ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto com a intenção de dar visibilidade aos temas de acessibilidade e inclusão, e é coordenada pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), juntamente com entidades representativas de pessoas com deficiência e órgãos públicos do Estado e municípios.

Coral Renascer da Esperança, da Escola Estadual Especial Renascença, participou do evento
Coral Renascer da Esperança, da Escola Estadual Especial Renascença, participou do evento - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A missão de declarar oficialmente aberta a 25ª edição do evento, cujo tema é “Acessibilidade na Diversidade: O Futuro é Hoje”, coube ao governador em exercício, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior:

“Estamos ainda muito longe do ideal, mas é preciso reconhecer os avanços que já alcançamos nesses 25 anos. A rampa que o Marquinhos (Lang, presidente da Faders) conquistou para entrar pela porta da frente na Catedral Metropolitana pode até ser feia, mas é um pequeno passo em direção à equidade. Por isso, minha mensagem é de otimismo e abro a 25ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência desejando que esse seja um assunto pautado durante todos os 365 dias do ano”, afirmou o governador em exercício.

Ranolfo destacou que a acessibilidade e a inclusão são temas importantes para o governador Eduardo Leite – que não compareceu ao evento por estar em missão oficial ao Uruguai – e toda a gestão. “Assumo o compromisso, perante todos vocês, de incluir a pauta nos currículos das academias de todos os agentes da segurança pública do Estado”, acrescentou Ranolfo.

O secretário Catarina Paladini, titular da pasta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, vinculada a Faders, destacou algumas iniciativas do Estado, entre elas o projeto de lei 193/2018, que institui a Lei Gaúcha da Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência:

“A forma conjunta como o PL foi construído, não do Executivo para a Assembleia, mas de entidades e todos os atores dispostos a contribuir, nos dá expectativa por dias melhores, por novas façanhas construídas por todos os gaúchos que querem um Rio Grande do Sul verdadeiramente para todos”, destacou Catarina.

Programação 

A 25ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência tem mais de 30 atividades, organizadas por 29 instituições. Confira algumas delas: 

22/8 – Seminário estadual “Protagonismo da pessoa com deficiência como legislador e gestor públicos”
21/8 e 22/8 – Festival de futsal para pessoas com deficiência intelectual
23/8 – Seminário estadual O envelhecimento na pessoa com deficiência
25/8 – Pedalada da diversidade
26/8 – Roda de conversa: a transversalidade na diversidade
27/8 – Histórias de baixa visão: sarau literário
28/8 – Fórum temático “Acessibilidade arquitetônica e urbanística: construindo uma sociedade sem barreiras”
29/8 – Festival de bocha paralímpica

Gabinete do Vice-Governador