Ranolfo assina criação de área integrada de segurança em Caxias do Sul

Assinatura do decreto ocorreu no encontro mensal de Gestão Estatística em Segurança (Geseg), realizado no Palácio Piratini - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

Governador em exercício, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, assinou na tarde desta quinta-feira (12/9) a criação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) de Caxias do Sul. A medida faz parte das ações do programa transversal e estruturante RS Seguro para os 18 municípios priorizados pelo planejamento estratégico.

A assinatura do decreto ocorreu ao final do encontro mensal de Gestão Estatística em Segurança (Geseg), que reuniu autoridades das forças de segurança pública dos 18 municípios no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Mais do que uma premissa, a integração entre os órgãos de policiamento é vista dentro do RS Seguro como instrumento fundamental para ampliar a eficiência do combate à criminalidade e a redução dos índices, cujo resultado até agosto também foram divulgados na reunião de Geseg, mantendo a tendência de queda em praticamente todos os delitos – e a implantação das AISP é a concretização prática dessa estratégia.

“As AISP consistem na compatibilização das áreas de atuação nas cidades pela Polícia Civil e pela Brigada Militar. Isso permitirá melhor sintonia entre as delegacias de polícia e batalhões que atendem as diferentes regiões de uma cidade, facilitando a troca de informações e o trabalho conjunto”, afirmou o governador em exercício.

Em Caxias do Sul, serão três AISP, cada uma responsável por determinado número de bairros da cidade, conforme os distritos da Polícia Civil, no quais haverá compatibilização para o atendimento integrado com uma das duas companhias da Brigada Militar no município. A 1ª Cia da BM terá a mesma circunscrição territorial da 1ª e da 3ª DPs distritais de Caxias do Sul. A 2ª Cia da BM vai atuar na mesma área territorial da 2ª DP distrital.

O primeiro dos 18 municípios prioritários do RS Seguro a aplicar o sistema foi Canoas, cujas AISP foi criada por decreto assinado pelo governador Eduardo Leite no dia 15 de julho. A meta é implantar as AISP nos 18 municípios até dezembro de 2020.