Ranolfo participa de inauguração de 47 quilômetros duplicados da BR-116, em Pelotas

Vice-governador Ranolfo Vieira Júnior destacou melhorias já constatadas na rodovia - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Por Texto: Guilherme Hamm/Secom Edição: Patrícia Specht/Secom

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (12/8) 47 quilômetros de duplicação da BR-116, uma das obras viárias mais aguardadas no Rio Grande Sul. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, participou da cerimônia representando o governador Eduardo Leite.

O evento de liberação de dois trechos da rodovia ocorreu no quilômetro 492 da BR-116, na Unidade de Serviço de Atendimento ao Usuário da Ecosul, limite entre os municípios de Pelotas e Turuçu. Os trechos já entregues incluídos na inauguração são 15 quilômetros entre Tapes e Camaquã e 12 quilômetros em São Lourenço do Sul.

Além de autoridades locais, como a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, participaram do evento os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da Cidadania, Osmar Terra, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Andamento dos trabalhos nos lotes de duplicação é detalhado ao presidente Bolsonaro - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

No discurso, o vice-governador agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro pelo empenho em prol da duplicação e destacou a importância da rodovia para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Nos trechos já duplicados, verifiquei que o cenário é bem melhor em termos de segurança viária aos usuários. Desejo reencontrar o presidente em breve, no ato de conclusão da duplicação da BR-116”, afirmou Ranolfo.

Na cerimônia, o presidente da República anunciou mais investimentos para a rodovia em 2019. O plano do governo federal é entregar outros 55 quilômetros duplicados.

"A determinação que eu passei para todos os ministros é que precisamos concluir as obras que estavam paradas. O ministro Paulo Guedes (Economia), hoje pela manhã, garantiu mais R$ 100 milhões para a BR-116 ainda neste ano”, disse Bolsonaro.

O presidente aproveitará a vinda ao Estado para visitar o trecho da rodovia que conta com o trabalho do 4° Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro para ser concluído. O canteiro de obras fica no km 326, em Guaíba. Está previsto ainda que Bolsonaro sobrevoe, de helicóptero, as obras da nova ponte do Guaíba.

Obras de duplicação começaram em 2012
Obras de duplicação começaram em 2012 - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Obras na BR-116 começaram há sete anos

A duplicação da BR-116 teve início em 2012 e inicialmente estava prevista para ficar pronta em 2015. Hoje, a duplicação do trecho entre Guaíba e Pelotas é prioridade da região Sul do Estado em termos de infraestrutura, tendo em vista que a BR-116 é a principal via de acesso à zona portuária de Rio Grande.

Desde o começo dos trabalhos, a maior preocupação tem sido o elevado número de acidentes com vítimas na rodovia. De acordo com a Polícia Federal, foram 244 acidentes em 2018. Vinte e duas pessoas morreram. Nos primeiros seis meses de 2019, foram treze mortos em 105 acidentes. A previsão do governo federal é entregar os 211,22 quilômetros duplicados até dezembro de 2021.

O empenho do governo do Estado tem sido intenso para o andamento das obras de duplicação. Em reunião em Brasília articulada pelo governador Leite no fim de abril, o presidente Jair Bolsonaro garantiu R$ 130 milhões para a rodovia. No encontro o presidente prometeu novo recurso de cerca de R$ 100 milhões – anunciados na visita hoje ao Estado.

Ainda em março, o governador Leite recebeu no Palácio Piratini políticos, empresários e autoridades da zona sul que vierem reforçar a importância da finalização das obras.