Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretários de Estado de três pastas tomam posse

Publicação:

"Reunimos uma equipe capacitada do ponto de vista técnico, e também um time com sensibilidade humana e política", disse Leite
"Reunimos uma equipe capacitada do ponto de vista técnico, e também um time com sensibilidade humana e política", disse Leite - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Os secretários Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura), Agostinho Meirelles (Apoio à Gestão Administrativa e Política) e Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) tomaram posse, nesta terça-feira (23/3), em ato transmitido por videoconferência devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus.

“Confiança é um caminho de mão dupla. Estou confiando e recebendo confiança de vocês, que aceitam trabalhar em um governo no qual se sentem representados. Temos um time muito dedicado de secretários, e o que nos une é maior do que o que nos separa. Enfrentamos uma severa estiagem e ainda estamos enfrentando uma pandemia, que traz prejuízos à vida e à economia do nosso Estado. Tenho convicção de que reunimos uma equipe capacitada do ponto de vista técnico, e também um time com a sensibilidade humana e política, fundamental neste momento que estamos vivendo”, destacou o governador Eduardo Leite.

A ocasião também marcou a despedida do secretário de Turismo, Rodrigo Lorenzoni, que anunciou a saída do governo do Estado na semana passada.

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, também participaram do ato de posse.

Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura – Luiz Henrique Viana
Natural de Pelotas, Viana é advogado e deputado estadual, eleito com 25.629 votos. Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa, foi vereador, presidente da Câmara na sua cidade natal e secretário de Qualidade Ambiental do município no governo do prefeito Fetter Júnior. Como secretário, modernizou processos ao implementar o Sistema de Licenciamento Online, o Sislam. O cargo de secretário do Meio Ambiente estava vago desde a transferência do titular da pasta, Artur Lemos Júnior, para a chefia da Casa Civil, em fevereiro de 2021.

Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios – Luiz Carlos Busato
Bacharel em Arquitetura e pós-graduado em Urbanismo e Gestão Imobiliária, Busato foi prefeito de Canoas, deputado federal, secretário estadual de Obras e vereador. Tem diversos cursos de especialização nas áreas de arquitetura e engenharia e será responsável pela transformação da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios em Secretaria de Desenvolvimento Regional, tendo em vista o encaminhamento da absorção das funções da Metroplan pela administração direta e projetos de investimentos em infraestrutura dos municípios que o governo deverá anunciar em 2021.

Secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política – Agostinho Meirelles
Iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e assessor especial dos prefeitos de Pelotas entre 2009 e 2013 e 2014 e 2017.
Como superintendente industrial do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento. Atuou ainda na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial. No início de 2019, assumiu como subchefe Parlamentar na Casa Civil até se tornar secretário de Articulação e Apoio aos Municípios. Na nova função, dará suporte à Casa Civil e ao governador na articulação de projetos prioritários do governo.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Gabinete do Vice-Governador