Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Vice-governador visita hospital de campanha montado na zona sul de Porto Alegre

Equipamentos devem chegar até terça (16), permitindo início do atendimento

Publicação:

Ranolfo esteve na estrutura que o Exercito trouxe de Manaus para Porto Alegre
Ranolfo esteve na estrutura que o Exercito trouxe de Manaus para Porto Alegre - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, visitou, neste sábado (13/3), o espaço na zona sul de Porto Alegre onde o Exército montou um hospital de campanha. A estrutura foi solicitada pelo governo do Estado e enviada de Manaus (AM) para dar apoio no enfrentamento à pandemia de coronavírus. O prefeito da capital, Sebastião Melo, acompanhou a visita.

A estrutura que o Exército instalou em anexo ao Hospital Restinga e Extremo-Sul, diferentemente da maioria dos hospitais de campanha, que só disponibilizam leitos clínicos, tem oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 12 de enfermaria.

"Essa parceria entre o município de Porto Alegre, o governo do Estado e, especialmente, o Exército Brasileiro é fundamental para que possamos ultrapassar esse momento difícil. A instalação desse hospital de campanha com 20 leitos vem em muito auxiliar a saúde de Porto Alegre e, por consequência, do Estado", avaliou Ranolfo.

O processo de montagem se iniciou e foi concluído na sexta-feira (12/3). A previsão é de que os equipamentos para o funcionamento do hospital cheguem até terça-feira (16/3). Assim, a estrutura estará apta a receber pacientes.

De acordo com o Comando Militar do Sul, a montagem da instalação militar tem por finalidade atender prontamente à solicitação do governo do Rio Grande do Sul por mais leitos hospitalares destinados a pacientes com Covid-19.

Porto Alegre foi escolhida para receber a estrutura devido à alta procura de leitos na Região Metropolitana. O módulo poderá ter a capacidade de atendimento em UTI ampliada caso sejam agregados mais equipamentos, como respiradores.

Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul abrirá mais 183 leitos de UTI adulto SUS. O acréscimo fará com que a ampliação da capacidade hospitalar da rede pública estadual chegue a 157% – de 933 leitos em março de 2020 para 2.397 em março de 2021. Nas últimas semanas, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado ficou acima dos 100%.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Vitor Necchi/Secom

Gabinete do Vice-Governador