Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Gabriel Souza debate com ONU ações para apoiar migrantes no Rio Grande do Sul

Publicação:

Grupo reunido à mesa para tratar de ações aos migrantes que chegam ao Rio Grande do Sul
Gabriel destacou a importância de qualificar a mão de obra e de inserir os imigrantes no mercado de trabalho formal - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
Por Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG | Edição: Secom

O vice-governador Gabriel Souza recebeu, nesta quarta-feira (22), a delegação da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM) para tratar sobre iniciativas conjuntas para apoiar migrantes que chegam ao Rio Grande do Sul. De acordo com dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), em 2022 o Estado tinha cerca de 93 mil imigrantes registrados. Venezuelanos, uruguaios, haitianos e senegaleses são as nacionalidades com maior presença no Rio Grande do Sul.

Também participaram da reunião o titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Mateus Wesp, a gerente sênior de programa da OIM, Michelle Barron, a assistente de gestão de projetos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Rumy Solano, e o coordenador de projetos da OIM no Rio Grande do Sul, Iurqui Pinheiro. Na ocasião, discutiram a respeito do trabalho realizado para auxiliar os imigrantes em questões como empreendedorismo, direitos e capacitações.

 “Historicamente, somos um estado que recebe muitos imigrantes. Temos colônias alemãs, italianas, portuguesas e outras tantas que se estabeleceram aqui. Absorvemos e compartilhamos costumes de diferentes países e isso faz com que tenhamos uma cultura tão rica e diversa”, afirmou o vice-governador.

Gabriel também ressaltou a importância de investir na qualificação da mão de obra e na inserção no mercado de trabalho formal dos estrangeiros. “Nós temos um desafio muito grande devido às mudanças demográficas. Investir no capital humano é imprescindível para que possamos ter maior produtividade da população economicamente ativa”, contextualizou o vice.

Rumy Solano destacou que a OIM e o governo gaúcho, com o apoio do órgão, avançaram significativamente nos últimos anos nas ações desenvolvidas em áreas como emprego, renda e assistência. “Hoje vemos não apenas o impacto dos investimentos na integração socioeconômica, mas também a importância de integrar o trabalho de cooperação nacional e internacional junto ao governo e à sociedade civil”, afirmou a assistente de gestão de projetos da USAID. “Assim poderemos criar soluções inovadoras que beneficiam os migrantes e a população local.”

Na mesma linha, Michelle destacou a vocação do Rio Grande do Sul para a inovação, especialmente no âmbito de tecnologia e inovação social. A gerente sênior de programa da OIM também reconheceu a forma como o Estado acolhe os estrangeiros. “O Rio Grande do Sul é muito caloroso e receptivo com migrantes e refugiados, reconhecendo a contribuição positiva que fazem para o crescimento socioeconômico da região”, ressaltou.

Mateus Wesp, titular da SJCDH, saudou a iniciativa e endossou o trabalho da pasta nessa temática. “Nossa secretaria está muito engajada no trabalho com migrantes. Estamos atuando nessa frente e ficamos felizes com a possibilidade de parceria para implementarmos mais políticas públicas que fomentem o emprego e a renda dos migrantes no nosso Estado”, destacou.

OIM

Desde 2020, o Rio Grande do Sul possui uma sede física do escritório da Agência da ONU para as Migrações, a OIM. O órgão apoia migrantes em todo o mundo, desenvolvendo respostas efetivas às dinâmicas migratórias e atuando em situações de emergência, além de fomentar a capacidade de governos de gerenciar esta mobilidade.

Gabinete do Vice-Governador