Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Gabriel Souza participa da abertura da Bento em Vindima

O governador em exercício conferiu as obras no Fundaparque, que têm investimento de R$ 3,3 milhões do governo do Estado

Publicação:

 Governador em exercício, Gabriel Souza, visita obras de revitalização da Fundaparque, e participa da Bento em Vindima, em Bento Gonçalves.
Governador em exercício, Gabriel Souza, visita obras de revitalização da Fundaparque, e participa da Bento em Vindima, em Bento - Foto: Joel Vargas

O governador em exercício, Gabriel Souza, participou da cerimônia de abertura da Bento em Vindima, tradicional evento que marca o início da colheita de uva em Bento Gonçalves, no final da tarde desta quinta-feira (19/1).

No país, o Rio Grande do Sul é o maior responsável pela produção de vinhos e sucos (90% do total) e de espumantes (85%). Além da quantidade, as bebidas gaúchas são reconhecidas mundialmente pela qualidade.

Na cerimônia de abertura, Gabriel destacou a importância do insumo para a economia e o turismo do estado. “O cultivo e os preparos com a uva representam a nossa cultura trazida pelos imigrantes italianos, que geram emprego e renda para todos os gaúchos, além de ampliar a grande vocação turística desta região”, afirmou.

O governador em exercício ressaltou também o compromisso do governo em fazer com que o turismo do Rio Grande do Sul cresça exponencialmente durante esta gestão – citando como exemplo a nova ciclovia e a revitalização do Fundaparque, um dos maiores parques de exposições e feiras do interior do estado, que recebe eventos como a ExpoBento e a Fenavinho. Ele visitou o local nesta quinta e conferiu o andamento das obras, que receberam investimento de R$ 3,3 milhões do governo do Estado.

Além da solenidade, Gabriel e a sua esposa, Talise Tiecher, participaram da tradicional pisa da uva, que consiste em esmagar a fruta com os pés para produção das bebidas.

Ciclovia

A nova ciclovia Estrada do Vinho, anunciada pelo secretário de Turismo, Vilson Covatti, terá cerca de três quilômetros de extensão e passará por oito atrações turísticas de Bento Gonçalves, especialmente vinícolas. A iniciativa encontra-se em fase de projeto.

Gabinete do Vice-Governador