Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Gabriel Souza reforça potencial de inovação do Estado em painel sobre South Summit

Evento promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre nesta terça (21) abordou impactos para a economia gaúcha

Publicação:

Quatro pessoas em palestra sobre South Summit Brazil 2023
Correalizador do South Summit Brazil, o governo do Estado destinou R$ 14 milhões para a edição deste ano - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Juliane Soska/Ascom GVG

A uma semana do início do South Summit Brazil 2023, em Porto Alegre, o vice-governador Gabriel Souza destacou a importância da inovação no governo do Estado. Durante o Menu POA, evento promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) nesta terça-feira (21/3), ele elencou as iniciativas da gestão que contribuem para resultados que colocam o Rio Grande do Sul como o Estado mais inovador do país.

“A inovação está em todos os lugares, no agronegócio, no comércio, nos serviços, nas indústrias e também no governo estadual”, ressaltou Gabriel durante o encontro, realizado no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. “Temos exemplos de ferramentas de gestão, como o sistema próprio Gestão Estatística da Segurança Pública (GESeg), que tem premiações internacionais, sendo uma grande referência quando o tema é inovação no poder público.”

Correalizador do South Summit Brazil, o governo do Estado destinou R$ 14 milhões para a edição deste ano, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de março, no Cais do Porto, na capital. Para o vice-governador, são investimentos que deixam um legado para todas as cidades gaúchas e para o futuro dos negócios. “Um evento global, que terá 44% dos países do mundo representados em três dias de programação. E com mais quatro edições previstas, poderemos ampliar e fomentar ainda mais o ambiente de inovação no Estado nos próximos anos”, afirmou.

Vice-governador do RS, Gabriel Souza, fala em evento sobre o South Summit Brazil 2023
"Poderemos ampliar e fomentar ainda mais o ambiente de inovação no Estado nos próximos anos", disse Gabriel - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, também enumerou os dados que colocam o Rio Grande do Sul à frente do segmento, como a liderança no ranking de inovação do Centro de Liderança Pública, que mede o índice em todos os estados brasileiros. “Foi nossa escolha nos tornarmos líderes globais no setor. Nossa característica como comunidade empreendedora contribui para a formação de um ambiente real de inovação”, disse a anfitriã.

Parcerias

Para o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, as parcerias firmadas entre governo estadual, municipal, iniciativa privada e academias consolidaram o evento em solo gaúcho, abrindo espaço também para novas realizações. “Com a coragem do governador Eduardo Leite na condução deste processo e a incorporação de entes, como a prefeitura de Porto Alegre, conseguimos mobilizar a sociedade civil e termos como resultado este marco no nosso ecossistema”, declarou.  

O prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, lembrou que o South Summit selou o processo de inovação no Rio Grande do Sul. “O Estado tem importantes parques tecnológicos e os grandes eventos estão voltando, como é o caso do South Summit. Já tínhamos um ecossistema de inovação, que agora é parte definidora para mudar nossa cidade”, pontuou.

Gabinete do Vice-Governador