Governo do Estado instala postos avançados nas regiões mais afetadas para acelerar operações de resgate

Santa Cruz do Sul, São Sebastião do Caí e Bento Gonçalves receberam bases do Gabinete de Crise na quarta-feira (1/5)

Reunião de pessoas da Defesa Civil do RS
O governo pretende agilizar a identificação e o resgate de famílias isoladas ou ilhadas - Foto: Joel Vargas/GVG
Por Rodrigo Azevedo/Secom

Por determinação do governador Eduardo Leite, o Executivo descentralizou as operações do Gabinete de Crise para três regiões do Rio Grande do Sul, que enfrentam uma situação de calamidade pública em decorrência das fortes chuvas desde a madrugada de segunda-feira (29/4).

Os postos avançados foram estabelecidos em Santa Cruz do Sul, liderado pelo vice-governador Gabriel Souza; São Sebastião do Caí, sob o comando do secretário da Casa Civil, Artur Lemos; e Bento Gonçalves, liderado pelo chefe de gabinete do governador, coronel Euclides Maria Neto. Além disso, há representantes da Defesa Civil atuando em bases nas cidades de Candelária e Lajeado.

Com atuação transversal, envolvendo representantes de diversas secretarias, os postos avançados estão operando em articulação com o Grupo de Gestão Operacional, instalado no Comando Militar do Sul (CMS), e o Gabinete de Crise central, que se reúne diariamente na sede da Defesa Civil. Ambos os núcleos funcionam em Porto Alegre, sob liderança do governador Eduardo Leite.

Com a medida, que aproxima as autoridades da realidade local, o governo pretende acelerar o trabalho de identificação e resgate de famílias isoladas ou ilhadas nas regiões mais afetadas pelas cheias. Paralelamente, as equipes trabalharão na logística de fornecimento de doações e assistência humanitária para as pessoas desabrigadas, além de agilizar a organização dos espaços públicos que estão recebendo os desalojados.

Leite destacou que a descentralização permite que o governo tenha um conhecimento mais aprofundado das características das áreas, aumentando a eficácia das operações de salvamento e atendimento das demandas emergenciais. "Designei os pontos focais do governo para articular todos os esforços com o objetivo de resgatar as pessoas, atender às necessidades urgentes e, com a atuação descentralizada, evitar perdas de vidas", avaliou o governador.

Vale do Rio Pardo

Desde a noite de quarta-feira (1/5), o vice-governador está liderando a base instalada no Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O foco inicial das ações é o resgate imediato das famílias ilhadas nas áreas próximas, estendendo-se para localidades da região Central, Centro-Serra, Quarta Colônia e Baixo Vale do Taquari.

Ainda na quarta-feira, Gabriel se reuniu com a prefeita do município, Helena Hermany, para alinhar as principais demandas locais. Na manhã desta quinta-feira (2/5), o vice-governador conduziu a primeira reunião do gabinete, com representantes das forças de segurança, secretarias de Estado e Exército. Ao longo do dia, ele visitará o abrigo localizado no Ginásio Poliesportivo da cidade e se reunirá virtualmente com representantes de associações regionais. Além do atendimento às demandas prioritárias, o vice-governador e as equipes da base deverão apresentar diariamente as ações para a imprensa no final do dia, além de avisos e informativos para a população.

"Pela gravidade e abrangência das chuvas, estamos em bases regionalizadas com prioridade absoluta no resgate de pessoas que se encontram em risco", afirmou Gabriel.  Ele destacou que as condições climáticas desta quinta-feira permitiram voos com as aeronaves do governo do Estado, o que resultou em ações de salvamento nos Vales do Taquari, Paranhana, Caí, Quarta Colônia e Serra.

Serra

O gabinete avançado de Bento Gonçalves, na Serra, será coordenado pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que chegou ao local na noite de quarta-feira (1/5) para montagem da base. Com o mapeamento completo dos pontos de resgate, a estrutura está operando no salão paroquial no distrito de Farias Lemos, a 20 quilômetros do centro da cidade – local identificado como o epicentro das enchentes na região. Além dos municípios da Serra, a equipe coordenará a força-tarefa de salvamentos no Alto Taquari.

Nesta manhã, Lemos se reuniu emergencialmente com o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, os secretários municipais de Educação e Obras e integrantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O objetivo é acelerar o plano de ação para salvar vidas e recuperar a infraestrutura local com a maior celeridade possível.

"Estamos focados em organizar todos os envolvidos no auxílio à população para que a ajuda chegue lá na ponta o mais rápido possível. Qualquer minuto conta muito, por isso a importância de uma ação alinhada e planejada", ressaltou o secretário.

Vale do Caí

Instalado na noite de quarta-feira, o terceiro gabinete avançado opera em São Sebastião do Caí, um dos municípios mais castigados pelas cheias. O posto está funcionando em um prédio cedido pela prefeitura, próximo à área central, onde concentra-se a força-tarefa de resgate das famílias isoladas.

Comandado pelo chefe de gabinete do governador, coronel Euclides Neto, a base está acolhendo e prestando os primeiros socorros às pessoas resgatadas e, na sequência, encaminhando-as com segurança para os abrigos públicos. No posto, também atuam diversas equipes das forças de segurança, meio ambiente, saúde e educação, além do Exército.

“Mapeamos as principais vulnerabilidade da região e coletamos as necessidades mais emergenciais para poder coordenar de forma mais eficaz, com apoio das forças de segurança estadual e nacional, a fase de salvamentos de vidas. Isso é a nossa prioridade máxima nesse primeiro momento”, salientou Neto.