Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Governo do Estado lança as celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul

A solenidade foi realizada em Bento Gonçalves durante cerimônia de inauguração da Rota Pipa Parade 2025

Publicação:

Lançamento das celebrações dos 150 anos da imigração italiana
Evento foi realizado em Bento Gonçalves durante o lançamento da Rota Pipa Parade 2025 - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom
Por Texto: Árima Stock/Ascom SJCDH | Edição: Secom

Os festejos que marcam o sesquicentenário da chegada dos primeiros imigrantes italianos em solo gaúcho e que têm como slogan “Nossa história é feita de futuros” foram apresentados oficialmente nesta quinta-feira (16/1). A solenidade, que contou com a participação do vice-governador Gabriel Souza, foi realizada em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, durante a cerimônia que também inaugurou a Rota Pipa Parade 2025, maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha, e tem o apoio do governo do Estado. 

O ato inaugurou ainda o calendário oficial dos eventos, que irão ocorrer durante todo o ano nas cidades de colonização italiana, apresentou a logomarca das comemorações e o site alusivo aos 150 anos. O gabinete do vice-governador integra a Comissão Oficial do Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Gabriel Souza destacou a importância da imigração na formação da identidade do Estado.

"Todo gaúcho tem um pouco da cultura, da gastronomia, do trabalho do povo italiano que chegou aqui há 150 anos. Essa comemoração é muito importante para registrar a participação dos imigrantes italianos na construção do nosso Rio Grande. Naturalmente, queremos que o ano inteiro seja dedicado às festividades que movimentam não só com cultura e o comércio, mas também o turismo, trazendo mais pessoas para conhecer as belezas do Rio Grande do Sul, os produtos daqui, especialmente os vinhos e espumantes que estão ganhando o mercado internacional", afirmou.

Gabriel Souza lançamento celebrações 150 anos da imigração italiana RS JAN 2025
"Essa comemoração é importante para registrar a participação dos italianos na construção do nosso Rio Grande", disse Gabriel - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

A comissão oficial dos festejos, instituída por decreto pelo governador Eduardo Leite, em abril de 2024, é presidida pelo titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDCH), Fabrício Guazzelli Peruchin, que coordena os trabalhos. 

“Os 150 anos serão um marco para a reconstrução do nosso Estado, além de fortalecer os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Itália. Nossa intenção é valorizar a história, a cultura e as tradições desse povo, que muito contribuiu para a formação da nossa identidade. Já somos mais de quatro milhões de gaúchos com ascendência italiana”, acrescentou.

As palavras do titular da SJCDH foram reforçadas pelo cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso. "Nos últimos 150 anos as comunidades italianas contribuíram muito para transformar a realidade do nosso Estado. E os empresários italianos serão fundamentais em 2025, para a retomada econômica no período da reconstrução", destacou. 

O ex-prefeito de Bento Gonçalves e presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália, deputado Guilherme Pasin, considera que a uva, o vinho, bem como, os setores metal mecânico e a indústria moveleira, fizeram da serra gaúcha uma referência nacional. "Nossos produtos ganharam o mundo. E os italianos fazem parte do crescimento do Estado", disse Pasin. 

Pipa Parade 2025 - um novo marco turístico e cultural para o período da Vindima

A maior exposição de arte ao ar livre da Serra gaúcha se chama Pipa Parade e reúne 30 artistas que fizeram obras de arte em barris de 225 litros de vinho, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no RS. De 7 de janeiro até 7 de março, 30 pontos de exposição estão espalhados em 10 cidades da região – Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Pinto Bandeira, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Monte Belo do Sul, Gramado, Canela e Flores da Cunha. 

A ideia do projeto é criar uma rota inédita conectando as regiões das Hortênsias com a uva e o vinho. A realização é da plataforma de enoturismo Wine Locals, via Lei Rouanet, com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo.

150 anos da imigração italiana
Ato inaugurou ainda o calendário oficial dos eventos que irão ocorrer durante o ano em 10 cidades de colonização italiana - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

“O Pipa Parade tem como objetivo comemorar os 150 anos da imigração italiana, promover o enoturismo e deixar de legado um grande produto para a Serra, numa época que não é de alta temporada minimizando, assim, a sazonalidade e criando uma grande oportunidade de negócios. Em uma única iniciativa, envolvemos a cultura, os artistas e a experiência da colheita. Tudo isso promove e fortalece o maior destino de enoturismo do Brasil, que é o Rio Grande do Sul”, frisou o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.

“O Pipa Parade promete ser o maior projeto de intervenção artística já realizado no interior do Rio Grande do Sul, trazendo o olhar de artistas visuais contemporâneos”, disse André Venzon, artista, curador e gestor cultural.

Também estiveram presentes à solenidade, os secretários estaduais Clair Kuhn, Beatriz Araújo, Gustavo Paim, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, a presidente do Comitê-RS, Cristina Mioranza, empresários dos setores do turismo e vitivinícola e demais convidados.

Gabinete do Vice-Governador