Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Indústria do futuro é a da inovação e da energia verde

Publicação:

Vice-governador, Gabriel Souza, veste uma camisa azul claro, por baixo do suéter azul escuro. Está com um relógio no pulso direito e crachás de identificação. O Secretário Ernani Polo está com uma jaqueta verde por cima de uma camisa e suéter azuis. Usa crachás de identificação. Os dois estão ao lado de duas mulheres de origem oriental, as duas vestem camisas claras e estão falando sobre a tecnologia mostrada no estande delas para as autoridades. No centro da foto é um circulo que representa uma das tecnologias da feira de Hannover, na Alemanha.
Vice-governador, Gabriel Souza e o Secretário Ernani Polo, na feira de Hannover na Alemanha.
Por Gabriel Souza - vice-governador do RS

As grandes novidades, demandas e tendências globais da indústria foram expostas na Hannover Messe, realizada na última semana, na Alemanha. A feira, que teve início logo após a Segunda Guerra, é a maior do mundo do setor e neste ano a delegação brasileira passou de 170 empresários, sendo que o Rio Grande do Sul foi o estado com maior representação, com um terço dos participantes.

O que vimos, em síntese, foram dois grandes clamores da indústria do futuro: inovação e energia verde. Na verdade, os dois temas estão intimamente conectados, já que, a todo tempo, as novas soluções tecnológicas da indústria 4.0 buscam eficiência energética e processos mais eficientes com menor impacto ambiental.

Nosso estado tem todas as condições de estar inserido com protagonismo nesse cenário industrial que emerge com força, na medida em que tem grande potencial e vocação para atender demandas do setor industrial do século XXI.

Na inovação, somos o primeiro lugar no ranking nacional, com um robusto parque tecnológico; universidades de excelência, que fomentam pesquisa e tecnologia; centenas de startups - chegamos a quase 700 delas - e, para coroar todo o processo, somos sede do South Summit Brazil, o maior evento do setor na América Latina, e do qual o Governo do Estado é correalizador.

Já no tema da energia verde, além dos diversos parques eólicos e usinas fotovoltaicas que não param de surgir no RS, pretendemos liderar a produção de hidrogênio verde no Brasil. Por aqui, temos as características naturais perfeitas para produzir esta que parece ser a grande fonte energética do século.

Vice-governador, Gabriel Souza, veste uma camisa azul claro, por baixo do suéter azul escuro. Está com um relógio no pulso direito e crachás de identificação. O Secretário Ernani Polo está com uma jaqueta verde por cima de uma camisa e suéter azuis. Usa crachás de identificação. Os dois estão olhando para uma tela que fala sobre energias, na feira de Hannover, na Alemanha.
Vice-governador, Gabriel Souza e o Secretário Ernani Polo, na feira de Hannover na Alemanha.

Inclusive, o governador Eduardo Leite anunciou recentemente o Plano Estadual do Hidrogênio Verde, política pública que irá preparar o estado para incentivar empreendimentos com este foco de atuação. Com proatividade, indo ao encontro dos investimentos e mostrando ao mundo os potenciais e oportunidades que existem aqui, o governo tem muito entusiasmo nas perspectivas gaúchas de inserção no cenário econômico global que já se apresenta como uma realidade.

Folha de jornal Zero Hora com o artigo do vice-governador do RS, Gabriel Souza.

Gabinete do Vice-Governador