Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Na Expodireto, vice-governador destaca força e resiliência do produtor gaúcho

Gabriel Souza participou de atividades nos dois últimos dias da feira, em Não-Me-Toque

Publicação:

52738963600 00bf3bd960 k
Vice-governador visitou estandes na feira e conversou com os produtores - Foto: Joel Vargas / Ascom GVG
Por Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG - Edição: Secom

Pelo segundo dia consecutivo, o vice-governador Gabriel Souza cumpriu agendas na 23ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Nesta sexta-feira (10/3), ele atendeu a imprensa, visitou estandes e participou do encerramento simbólico das atividades no Pavilhão da Agricultura Familiar, onde conversou com produtores e reforçou a importância das agroindústrias para o fomento do setor no Rio Grande do Sul.

Durante a visita aos expositores, Gabriel ressaltou a força do agronegócio, que representa 40% do PIB do Estado. "A estiagem que o setor enfrenta pelo terceiro ano consecutivo não impediu que a Expodireto batesse recorde de público e de negócios. Os números da feira mostram a força e a resiliência do produtor gaúcho", destacou.

52738960975 9838dd484b k
"Os números da feira mostram a força e a resiliência do produtor gaúcho", afirmou Gabruel durante a visita - Foto: Joel Vargas / Ascom GVG

O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, disse que a retomada econômica do Estado passa pelo fomento da Agricultura Familiar. "Assumimos o compromisso de valorizar as nossas agroindústrias e investir, cada vez mais, nas feiras estaduais, servindo de vitrine para as famílias produtoras", afirmou o secretário.

Ele adiantou ainda que, além do recorde no número de expositores da feira (230 empreendimentos), esta edição chega ao último dia com mais de R$ 2,5 milhões em vendas na agricultura familiar – o maior número na história. Segundo dados divulgados pela Expodireto, até ontem, 262.220 mil pessoas visitaram o Parque de Exposições. A expectativa da organização da feira é de superar os números de 2019, quando a maior quantidade de público foi registrada (268 mil).

Apoio ao produtor

Em entrevista à imprensa, Gabriel reafirmou o compromisso do governo do Estado com os produtores, em especial diante das mudanças climáticas. "Precisamos entender as alterações no clima para podermos compreender como devemos produzir. Só assim poderemos nos adaptar aos novos tempos e apoiar esse setor que gera emprego, renda e riqueza no campo e na cidade", enfatizou o vice-governador.

Gabriel elencou uma série de ações já realizadas pelo governo estadual para mitigar a situação da seca, como medidas de assistência e apoio, destinação de recursos para sistemas de irrigação e reservação de água e a criação de uma plataforma online de monitoramento da crise hídrica. O Estado também garantiu a anistia do programa Troca-Troca de Sementes (R$ 22,5 milhões) aos agricultores familiares dos municípios que decretaram situação de emergência.

Clique aqui e confira todas as fotos 

Comentários

Gabinete do Vice-Governador