Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Setur promove encontro para discutir fomento ao turismo com secretários de estado nacionais

Ministro do Turismo, Celso Rabino, e vice-governador Gabriel Souza participaram de reunião na Festuris de Gramado

Publicação:

vice-governador ao lado de lideranças da festuris
Gabriel destacou os esforços da gestão estadual em promover melhores condições para o desenvolvimento de setores como o turismo - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Caio Lorena/Ascom Seduc Edição: Secom

A Secretaria de Turismo (Setur) promoveu uma reunião nesta sexta-feira (10/11), durante a 35ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), para troca de experiências entre os secretários do setor de todo o país e outras governanças. Durante o encontro com representantes do trade turístico de diferentes estados brasileiros, o vice-governador Gabriel Souza destacou os esforços da gestão estadual em promover melhores condições para o desenvolvimento de setores como o turismo.

“Desde que o governo do Estado começou a botar as contas em dia, também ampliou sua capacidade de investimento em áreas estratégicas para desenvolver o Rio Grande do Sul, incluindo suas potencialidades turísticas. Temos condições e queremos ampliar ainda mais a participação da área no PIB, seguir recuperando estradas, qualificando o capital humano que vai receber os turistas, entre outras iniciativas”, pontuou Gabriel.

Na sequência, Gabriel participou da abertura oficial da 35ª Festuris ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, entre outras autoridades.

O vice-governador destacou as obras de infraestrutura e os esforços de logística que possibilitaram ao Rio Grande do Sul ser o Estado brasileiro com o maior número de voos dentro do próprio território. "Ontem tivemos o anúncio de investimento de R$ 1 bilhão em Gramado, dada a importância que a cidade tem no setor turístico do Brasil e da América Latina. O governador Eduardo Leite trabalhou pessoalmente para trazer esse  investimento, que vai gerar emprego e renda no nosso Estado", destacou Gabriel.

O secretário de Turismo em exercício manteve o discurso alinhado ao comentar a meta audaciosa de dobrar a participação do turismo no PIB estadual. "Hoje o turismo corresponde a cerca de 4% do total do PIB do Rio Grande do Sul. A nossa meta é dobrar essa participação para chegar à média de 8% observada para o país. Temos esse potencial", pontuou Luiz Fernando.

Ministério do Turismo traça meta ambiciosa

Segundo dados da Embratur, o turismo nacional gerou R$ 25 bilhões entre janeiro e setembro de 2023. O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou que a intenção do ministério é elevar a participação do turismo no PIB a patamares próximos da contribuição atual do petróleo e gás. 

"Os meses de agosto e setembro deste ano foram melhores do que todos os anos anteriores, inclusive em relação à Copa do Mundo de 2014. Nossa expectativa, minha e do presidente da Embratur é de encerrar o ano com ainda mais turistas internacionais. Promover nosso país lá fora é uma campanha que cada um precisa tomar para si", reforçou Sabino. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comentou que um painel no site da agência municia os estados com dados para melhor tomada de decisões no setor. "Eu mergulhei de cabeça na relação do audiovisual com o turismo. É só olhar para a Coreia do Sul, Portugal. A gente tem um potencial enorme no diálogo desses dois setores", disse Freixo.

O encontro integrou a agenda de atividades da Secretaria de Turismo na Festuris.

Gabinete do Vice-Governador