Vice-governador assina autorização de edital para nova sede da Delegacia de Polícia de Tramandaí

Gabriel Souza esteve no Litoral Norte, na quinta (23), para agendas de segurança, meio ambiente e empreendedorismo

Vice-governador Gabriel Souza assina documento que autoriza abertura de edital de chamamento para locação de prédio destinado à Delegacia de Tramandaí. Ao seu lado, lideranças do município e representantes do Governo do Estado acompanham o ato.
A locação de um novo espaço para a sede da delegacia vai oferecer uma estrutura mais adequada ao trabalho policial - Foto: Rodrigo Ziebell / GVG
Por Texto: Juliane Soska/Ascom GVG | Edição: Secom

O vice-governador Gabriel Souza participou, na quinta (23/3), do ato que autorizou a publicação do edital para locação de um novo prédio para ser a sede da Delegacia de Polícia de Tramandaí. A formalização ocorreu no Fórum do município e busca garantir uma estrutura mais adequada para o trabalho policial, contribuindo para a redução dos índices de violência e o combate ao crime. A expectativa é que o novo espaço esteja disponível em até seis meses.

“A iniciativa de levar a sede da delegacia para um novo local segue os mesmos moldes do que foi feito no município vizinho de Imbé. Lá, a mudança trouxe mais eficiência no combate ao crime em toda a região a partir da disponibilização de um espaço mais qualificado para a realização do trabalho da polícia”, comentou Gabriel.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Mário Ikeda, explicou que a estratégia de qualificar o atendimento ao cidadão é uma das premissas do programa RS Seguro. "O novo local será essencial para os servidores que atuam nas unidades e para os cidadãos que buscam atendimento. Essa medida dá celeridade às melhorias no atendimento enquanto desenvolvemos um projeto para a construção de uma nova sede em um espaço do Estado", acrescentou.

Gabriel ainda visitou a Penitenciária Modulada Estadual de Osório. A unidade faz parte do sistema prisional administrado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). As instalações e as demandas de melhorias foram apresentadas ao vice-governador pelo superintendente da Susepe, Mateus Schwartz.

Meio ambiente

Ainda no Fórum de Tramandaí, acompanhado pela secretária de Meio Ambiente (Sema), Marjorie Kaufmann, e pelo Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o vice-governador conversou com o prefeito Luiz Carlos Gauto e com lideranças municipais sobre o Horto Florestal. O ponto central das discussões foi a regularização dos imóveis localizados na área, que vem sendo ocupada há mais de quatro décadas. Atualmente, uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul está medindo o terreno, no qual há 1.160 lotes.

"A área está passando por uma reavaliação. Por princípio, a Sema deve resguardar áreas com importância ambiental. No entanto, após uma primeira avaliação do local que está passando pela regularização da urbanização irregular, não identificamos ativos ambientais significativos que impossibilitem a continuação do processo", disse Marjorie.

No encontro, também foram debatidas ações que possam potencializar o uso do espaço do Horto Florestal por meio de uma parceria do Estado com o município. Será formado um grupo de trabalho com integrantes da Sema e representantes da prefeitura para encaminhar as propostas debatidas.

Ações estratégicas

Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Tramandaí e Imbé, o vice-governador apresentou aos empresários e empreendedores dos dois municípios as ações estratégicas do Governo do Estado. Entre elas, os programas que integram o Gabinete de Projetos Especiais comandado por Gabriel: South Summit Brazil, cuja segunda edição acontece entre os dias 29 e 31 de março; Todo Jovem na Escola; Primeira Infância; Jovem Aprendiz; Professor do Amanhã; e Operação RS Verão Total.