Vice-governador destaca ações do Estado que potencializam turismo gaúcho na 2ª Confetur

Gabriel Souza e secretário de Turismo, Vilson Covatti, participaram do evento em Restinga Sêca nesta quarta (24)

Vice-governador Gabriel Souza palestra sobre turismo em Restinga Sêca
Em sua fala, Gabriel tratou do programa Avançar no Turismo e de investimentos em capital humano - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
Por Juliane Pimentel/Ascom GVG | Edição: Secom

O vice-governador Gabriel Souza abriu nesta quarta-feira (24/5) o segundo dia da 2ª Conferência Estadual de Turismo (Confetur), que ocorre em Restinga Sêca, na região Central do Estado. O evento reúne representantes públicos e do meio empresarial turístico.

No início de sua exposição, Gabriel aproveitou para parabenizar a Quarta Colônia, que recebeu, nesta manhã, o reconhecimento de geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), durante uma conferência em Paris, na França. Caçapava do Sul, no sudeste gaúcho, também ganhou a certificação. Agora, o Rio Grande do Sul passa a ter o maior número de locais com a titulação no Brasil. Caminhos dos Cânions do Sul se tornou o primeiro parque a receber o selo de geoparque global, em 2022.

“É uma feliz coincidência estar nesta conferência para estabelecermos metas e programas para o turismo gaúcho pelos próximos dez anos e, no mesmo dia, sermos coroados com a notícia do reconhecimento da Unesco”, comemorou o vice-governador. Segundo ele, são anúncios fundamentais para o desenvolvimento regional.

Gabriel ressaltou ainda que o principal patrimônio do Geoparque Quarta Colônia são os fósseis do triássico, que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos. “Os fósseis elevam a importância dessas localidades e fomentam ainda mais o turismo nas regiões”, pontuou.

Investimentos

Sobre as ações do governo do Estado para o setor, Gabriel destacou o programa Avançar no Turismo, que aportou R$ 196,9 milhões para desenvolvimento do ramo. O valor é 13 vezes maior do que o total investido nos últimos 17 anos no turismo. Entre os investimentos, estão a pavimentação, sinalização e iluminação de ciclovias (R$ 18 milhões) e a pavimentação ou calçamento de vias ou estradas de acesso de rotas turísticas (R$ 65,4 milhões), entre outros recursos para qualificação turística.

O vice-governador salientou ainda a importância dos investimentos em capital humano para apoiar o setor a longo prazo. “Além dos aportes para a infraestrutura turística, as ações pela priorização da educação pública, a atenção especial à Primeira Infância e a qualificação da mão de obra certamente contribuirão com o turismo gaúcho”, finalizou.

O titular da Secretaria de Turismo (Setur), Vilson Covatti, também apresentou os planos do governo estadual para o futuro do setor. “O Rio Grande do Sul vive um momento de virada de chave no segmento e nossa gestão tem a meta de dobrar o PIB do turismo de 4% para 8%”, afirmou.

Segundo o secretário, ao investir nos produtos e destinos do Estado, o governo também está melhorando a qualidade de vida da população. “Investir em turismo é investir em segurança pública, em educação (ao capacitarmos nossa mão de obra), em saúde e na preservação do meio ambiente e da cultura”, explicou Covatti.

Vice-governador do RS, Gabriel Souza, e secretário de Turismo, Vilson Covatti, em palestra na 2ª Confetur
Covatti (E) e Gabriel (D) apresentaram dados referentes ao turismo, além de planos para o setor - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Obras no Vale Vêneto

Aguardada há mais de 30 anos pela população de Restinga Sêca, a obra de pavimentação de dois trechos entre o Distrito de Vale Vêneto e o Distrito Recanto Maestro, entre as rodovias VRS-823 e ERS-149, foi vistoriada na terça-feira (23/5) pelo vice-governador. Ao lado dos prefeitos de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, e de São João do Polêsine, Matione Sonego, Gabriel conferiu o andamento dos trabalhos realizados por meio de recursos do Programa de Incentivo a Acessos Asfálticos (PIAA/RS).

A iniciativa do governo do Rio Grande do Sul permite que empresas destinem parte do ICMS gerado para custear obras de infraestrutura rodoviária nos municípios gaúchos, contribuindo com melhorias para facilitar a logística e permitir mais desenvolvimento para o Estado. Gabriel promulgou a lei que complementou o programa durante seu mandato como presidente da Assembleia Legislativa, em 2021.

“Esta é uma parceria entre poder público e iniciativa privada que tem dado resultados muito positivos. E o maior beneficiário é a população”, disse o vice-governador durante a visita. Com o custo de R$ 5,5 milhões, a obra prevê o asfaltamento de 3 km dos 6,5 km da VRS-823, entre a ERS-149 e o distrito de Vale Vêneto.

O asfaltamento começou no entroncamento com a rodovia estadual, cujo acesso está sendo melhorado, e chega à metade do caminho que vai até Vale Vêneto. “O distrito está dentro do projeto de desenvolvimento da região, sendo um dos pontos mais importantes para o turismo local e que, além disso, representa a ampliação do reconhecimento da Quarta Colônia como destino turístico”, pontuou Salerno.

Representando o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus), Matione agradeceu os investimentos que representam melhorias para, pelo menos, nove municípios. “Temos que comemorar essas conquistas, pois é um sonho de mais de 30 anos que agora se realiza”, disse.