Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Vitrine para o mundo, janela de oportunidades

Publicação:

Startpus vencedoras do South Summit Brazil 2023 ao lado do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza
Registro da segunda edição do South Summit Brazil - Foto: Rodrigo Ziebell / GVG
Por Gabriel Souza - vice-governador do RS

*Gabriel Souza

O Cais Mauá se transformou em uma grande plataforma de conexões. Empresas expondo produtos e serviços, startups apresentando soluções nas mais variadas áreas, reuniões por todos os lados, painelistas se revezando nos palcos e muitos negócios prospectados e até fechados, simultaneamente. Nos três dias de South Summit Brazil (SSB), correalizado pelo Governo do Estado, a inovação pulsou e fez vibrar a segunda edição do evento em solo gaúcho. E a dimensão mundial do evento, com a participação de 44% dos países, está representada neste vasto universo de idiomas, idades e projetos que se encontram entre os armazéns do Cais Mauá.

O evento, que já tem previsão para acontecer em Porto Alegre pelos próximos quatro anos, trouxe aos gaúchos não só mais um motivo de orgulho. Sim, porque podemos – e devemos – nos orgulhar de sermos o único lugar fora da Europa a sediar o South Summit. Ele nos deu mais do que isso: a oportunidade de reconhecermos nosso talento para inovar.

No Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), o Rio Grande do Sul é líder em inovação. Na área acadêmica, o estado produz 11,5% de todo o conhecimento científico nacional, forma mais de dois mil doutores por ano e apresenta um conjunto de importantes universidades públicas, privadas e comunitárias. Aliás, a iniciativa das instituições de ensino de fazer um pacto pela inovação, promovendo a integração entre elas, é inspiradora. O sucesso desta edição do SSB se deve ao trabalho colaborativo e à união de esforços do poder público, dos empresários, dos empreendedores e da academia.

Se lá atrás, quando o South Summit Brazil era só uma ideia, o desejo era colocar o RS e o Brasil no mapa mundial, hoje o objetivo é ainda maior: nos consolidarmos, ano após ano, como um estado cada vez mais inovador, competitivo e atrativo. E este é um trabalho permanente. Uma missão que não se encerra quando os portões do Cais Mauá se fecham. Pelo contrário. É uma construção permanente de todos os atores envolvidos neste projeto, para que os frutos sejam colhidos a médio e longo prazo.

Não são apenas os números que comprovam o sucesso desta edição. Mais de 700 speakers, centenas de investidores, mais de duas mil startups inscritas e uma participação recorde do público. Isso por si só já significa muito. Mas há algo ainda maior: ampliamos o número de ações sociais realizadas antes, durante e depois do evento. Sabemos que o capital humano é o bem mais precioso para o desenvolvimento social e econômico do Estado. E a inclusão, assim como a igualdade de oportunidades, são fundamentais nesse contexto.

Conectamos diferentes realidades e mostramos, em iniciativas como o South Summit Next Gen, que reuniu mais de três mil estudantes da rede pública e privada de ensino no Auditório Araújo Vianna, que a inovação pode estar em tudo e em todos. Ela nasce da possibilidade do choque de culturas, das diferenças e da pluralidade da nossa população. E se amplia quando geramos oportunidades de conhecimento, emprego e renda às futuras gerações.

*Vice-governador do Estado

Gabinete do Vice-Governador