Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Força-tarefa de combate ao abigeato é lançada em Rosário do Sul

Força-tarefa vai ser instalada em Rosário do Sul, para atender a sete delegacias de polícia do interior

Publicação:

upload 20160819132221rz 19082016 rosario   28
upload 20160819132221rz 19082016 rosario 28 - Foto: Foto: Rodrigo Ziebell/SPP
Por Texto: Alessandra Pinheiro, de Rosário do Sul Edição: Denise Camargo/Secom - Palácio Piratini

Uma força-tarefa da Polícia Civil (PC) para combater crimes rurais, entre eles o abigeato (furto de animais de propriedades agrícolas) foi lançada, na manhã desta sexta-feira (19), pelo governador em exercício José Paulo Cairoli e o secretário da Segurança Pública Wantuir Jacini, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Rosário do Sul. Esta ação faz parte da segunda fase do Plano da Segurança Pública, lançado em junho.

Cairoli ressaltou a necessidade da integração entre os órgãos envolvidos no projeto. "Este crime atinge a todos. Logo, a integração entre as secretarias é fundamental.  É importante que todos façam a sua parte para que a sociedade seja beneficiada", afirmou.

Segundo o secretário Wantuir Jacini, esta é uma ação de grande importância porque vai combater uma prática que prejudica e coloca em risco o produtor rural. "Esta força-tarefa tem o foco na investigação do crime organizado. É uma ação integrada em resposta à sociedade", explicou.

A força-tarefa vai ser instalada em Rosário do Sul, para atender a sete delegacias de polícia do interior das cidades de Santa Maria, Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Pelotas, Santiago e São Luiz Gonzaga. A operação vai atuar nas regiões de fronteira, abrangendo 60 municípios com maior incidência de crimes rurais.

A equipe será composta por um delegado e sete agentes policiais, além de dois agentes especializados em agropecuária e um veículo, cedido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). De acordo com secretário da Agricultura, Ernani Polo, "vamos integrar a ação e colaborar. Este é um trabalho que precisa ser continuado".

Gabinete do Vice-Governador