Vice-governador lidera missão do governo à Estônia e à Finlândia com foco na área digital e em resiliência
O objetivo é promover a troca de experiências, estabelecer parcerias e acelerar a modernização da gestão pública
Publicação:

O governo do Estado realiza, entre os dias 24 e 31 de maio, uma missão oficial à Estônia e à Finlândia, reconhecidos por inovações em governo digital, sustentabilidade e gestão de crises. Liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, a iniciativa conta com a participação de representantes de secretarias estratégicas, parlamentares, prefeitos e especialistas. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências, estabelecer parcerias internacionais e acelerar a modernização da gestão pública no Rio Grande do Sul. O vice-governador viaja a convite do Instituto Brasileiro de Administração Pública, sem custos para o Estado.
“Essa é uma grande oportunidade de conhecermos outras realidades e exemplos de inovação com quem tem expertise em governo digital. Precisamos sempre olhar para fora, ver o que há de mais avançado no mundo para conseguirmos avançar aqui também. A missão também será um momento para mostrarmos as potencialidades do nosso Estado e para que possamos construir parcerias e abrir portas para novos investimentos”, afirma Gabriel.
Entre as principais atividades previstas estão a participação na conferência internacional E-Governance, em Tallinn, na Estônia, onde serão assinados acordos de cooperação em governo digital e gestão urbana, e visitas técnicas a centros de inovação na Finlândia. As ações buscam transformar o Rio Grande do Sul em um estado mais inteligente, preparado e sustentável.
A iniciativa faz parte do projeto estruturante de cidades inteligentes do governo estadual, que tem como objetivos a elaboração de diagnósticos e o desenvolvimento de planos e ações para implementação de cidades inteligentes na visão de reconstrução dos municípios afetados pelas enchentes.
"A urbanização crescente gera transformações drásticas no planeta e as cidades são o centro dessas transformações. O governo precisa estar atento e em busca constante para aprimorar suas iniciativas visando à sustentabilidade, à inovação e à eficiência na prestação dos serviços públicos a partir do uso da tecnologia", ressalta a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.
Após a maior catástrofe meteorológica da sua história, o Governo do Rio Grande do Sul busca aprender com modelos de referência na Europa para fortalecer a resiliência, promover soluções inovadoras e aprimorar os serviços públicos. A missão também é uma oportunidade de trocar experiências com centros de inovação, universidades e organismos multilaterais, bem como fomentar o uso de tecnologias nas áreas de mobilidade, segurança, conectividade e sustentabilidade urbana.
Comitiva
- Gabriel Souza, vice-governador do Rio Grande do Sul
- Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão:
- Danielle Calazans, titular da pasta
- Tomás Fiori, Divisão de Análise de Políticas Sociais - Casa Civil:
- Gustavo Bohrer, titular-adjunto da pasta - Secretaria de Inovação e Tecnologia:
- Mário Augusto Gonçalves, titular-adjunto da pasta - Secretaria da Fazenda:
- Itanielson Cruz, titular-adjunto da pasta - Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
- Carlos Burigo, deputado estadual - Procergs:
- Luiz Fernando Záchia, presidente do órgão
- Romero Pimentel, diretor Administrativo e Financeiro - Escritório de Projetos do Rio Grande do Sul:
- Hiparcio Stoffel, diretor-geral - Invest RS:
- Caroline Bucker, diretora de Estratégia e Inteligência - Instituto Brasileiro de Administração Pública:
- Daniel Guimarães, presidente
- Pollyanna Campos, diretora de Relações Institucionais
- Paula Drummond, assessora especial - Prefeitura de Santa Rosa:
- Anderson Mantei, prefeito - Prefeitura de Tramandaí:
- Juarez da Silva, prefeito - Prefeitura de Santo André:
- Gilvan Ferreira, prefeito