Gabriel Souza conhece iniciativas de inovação em serviços públicos digitais na Finlândia
Vice-governador lidera comitiva do Estado em missão a países nórdicos
Publicação:

O vice-governador Gabriel Souza, acompanhado da comitiva do governo do Estado, iniciou nesta segunda-feira (26/5) uma missão internacional na Finlândia e na Estônia, países considerados líderes globais em inovação tecnológica e serviços públicos digitalizados. O objetivo é entender como a tecnologia pode ampliar a eficiência dos serviços, aumentar a autonomia do cidadão e fortalecer ações de combate a crises, como as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul em 2024. O vice-governador viaja a convite do Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), sem custos para o Estado.
O primeiro dia incluiu visitas e encontros voltados para soluções de digitalização de serviços públicos, além de experiências na área de gestão de desastres naturais. “As agendas têm relação direta com um dos nossos objetivos aqui que é a digitalização de serviços públicos. A Finlândia lidera rankings mundiais de qualidade de vida e tem um processo muito avançado de serviços públicos digitalizados. E claro, além disso, vamos conciliar com as pautas relacionadas a desastres climáticos, conhecendo os protocolos e tecnologias que o país dispõe”, explicou.

Gabriel destacou ainda a visita à Agência Nacional de Educação da Finlândia (Finnish National Agency for Education – Edufi). “Foi um dos pontos mais interessantes do dia. O país é reconhecido pela excelência em educação, constante nos rankings mundiais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assessment – Pisa), que avalia o desempenho de estudantes em português e matemática nas escolas públicas. Aprendemos muito sobre as estratégias e práticas educacionais daqui que podem servir de exemplo para o nosso Estado”, afirmou.
O vice-governador também visitou a Agência dos Centros de Resposta de Emergência na Finlândia (Finland's Emergency Response), que reúne diferentes tipos de atendimento num único local. A agenda segue amanhã (27/5), com mais atividades na Finlândia, antes de partir para a Estônia, onde ocorrerá o evento de Cidades e Governos Digitais.
Governos Digitais
A comitiva visitou a Agência Digital e de Dados Populacionais da Finlândia (Finnish Digital Agency), responsável por desenvolver serviços digitais para cidadãos, empresas e o setor público do país. O diretor da agência, Mikko Mattinen, apresentou detalhes sobre a transformação digital e explicou que, com seis anos de atuação, a agência consolidou-se ao integrar 11 departamentos, promovendo uma gestão eficiente e unificada. Mikko explicou que a Finlândia tem investido na transição da Internet 2.0 para a Internet 3.0, impulsionada pela inteligência artificial. “A Finlândia, com 5,5 milhões de habitantes, possui uma cultura digital forte. Estamos avançando na implementação de uma identidade digital universal através do sistema europeu Eudi Wallet, que disponibilizará documentos digitais a todos os cidadãos europeus até 2026”, anunciou.
O governo do Estado, que já digitalizou 96% de seus serviços públicos, busca incorporar novas inovações para melhorar a vida dos cidadãos e ampliar o uso de tecnologia na gestão pública. “Foi muito interessante ouvir do diretor da agência digital finlandesa sobre as políticas públicas adotadas, os próximos passos planejados, especialmente no uso de inteligência artificial, segurança em serviços públicos e inovação tecnológica”, avaliou Gabriel.

Em junho, liderada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, a administração estadual lançará a nova Estratégia de Governo Digital, que irá integrar o uso da inteligência artificial nos atendimentos à população. "O Rio Grande do Sul é uma referência no Brasil na oferta de serviços digitais e queremos seguir avançando, a partir do conhecimento do que está na vanguarda em todo o mundo. A nossa Estratégia de Governo Digital vai integrar a inteligência artificial para aprimorar a oferta de serviços, interagindo e chegando ainda mais perto das soluções que a população gaúcha necessita", destacou a secretária Danielle Calazans.
Resposta a emergências
Na visita à Agência dos Centros de Resposta de Emergência na Finlândia (Finland's Emergency Response), o foco foi entender como funciona o sistema de pronta resposta, que conta com 600 funcionários atuando em seis centros de atendimento. Esses centros integram chamadas envolvendo polícia, bombeiros e serviços sociais.

A plataforma utiliza diversos canais – telefone, SMS, aplicativos, ativação automática de acidentes e sensores espalhados pelo país –, totalizando mais de 20 mil alarmes de incêndio. Um sistema em rede garante atendimento rápido: a média de resposta é de sete segundos e 98% das chamadas são respondidas em até 30 segundos. Além disso, a Finlândia vem implementando tecnologia de previsão de eventos climáticos, alimentando o centro de emergência com dados do Instituto Meteorológico Nacional. Essa troca de informações possibilita ações preventivas e alertas personalizados à população.
Sistema educacional
No último compromisso do dia, a Agência Nacional de Educação da Finlândia (Finnish National Agency for Education – Edufi), a comitiva se encontrou com a especialista Ida Immonen, que explicou sobre o modelo de acesso universal à educação de qualidade no país. “Na Finlândia, a educação é gratuita e obrigatória até o Ensino Médio, com autonomia para os municípios estabelecerem currículos adaptados às suas realidades, sempre alinhados ao padrão nacional,” explicou Immonen.

De acordo com ela, essa abordagem garante que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, promovendo igualdade de oportunidades e fortalecendo o sistema educacional finlandês, reconhecido mundialmente pelos seus resultados.